Santa Gertrudes recebe evento sobre chás medicinais

Publicada em 07/07/2014 às 17:23

A unidade de saúde da família do Jardim Santa Gertrudes abrigou na tarde desta segunda-feira (7) um evento da série chamada Roda de Chá, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde. Com o objetivo de esclarecer sobre o uso correto das plantas medicinais, atraiu aproximadamente 50 participantes no salão comunitário perto da sua sede.

MAIS
Secretaria de Esportes amplia programação do Zumba nos Bairros

As plantas medicinais foram o tema da Roda de Chá, no Santa Gertrudes

As plantas medicinais foram o tema da Roda de Chá, no Santa Gertrudes

“Essa atividade é preconizada pela política nacional de fitoterápicos do Ministério da Saúde. Esse uso faz parte do conhecimento popular, mas muitas vezes é passado de pessoa para pessoa de maneira incorreta e trazemos informações científicas para essa prática”, afirmou Míriam Sanfelici, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da atenção básica.

De acordo com a gerente da USF Jardim Santa Gertrudes, Karen Verônica Silva, o evento é o primeiro de uma série de cinco encontros sobre o tema. “A mobilização foi feita junto ao grupo de qualidade de vida e moradores pelas agentes comunitárias Margarete Padovan e Telma Leite Silva”, destacou Karen. O evento também foi acompanhado por estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí para a disciplina de saúde coletiva.

Para Míriam, a orientação correta vem de programa nacional do Ministério da Saúde

Para Míriam, a orientação correta vem de programa nacional do Ministério da Saúde

Além da variedade de plantas usadas de forma caseira pela população, o encontro mostrou curiosidades como a diferença entre raízes e cascas na maneira de preparar a infusão e aquelas com componentes voláteis (responsáveis pelo aroma), que pedem outras maneiras de preparar a chamada “cocção”. Tudo, segundo Míriam, visando preservar o princípio ativo que é a substância benéfica para a saúde.

“A gente vê um pouco mais do assunto, mas muito já conhece por ter vindo da roça”, comentou Lindaura Sodré da Silva, moradora do Castanho. No equilíbrio entre ajustar critérios de quem já conhece e passar dicas para quem ainda não sabe, a oficina mostrou curiosidades como os fatos de que boldo não é chá (mas sumo), que casca de maracujá não tem efeito (o princípio ativo está na folha) e outras informações sobre as mais diversas plantas.

Outras séries de cinco encontros da Roda de Chá serão iniciadas no dia 23 de julho na USF Rio Acima e no dia 24 de julho na UBS Vila Maringá.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/07/santa-gertrudes-recebe-evento-sobre-chas-medicinais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original