Serviço de próteses já beneficiou mais de 1 mil idosos

Publicada em 08/07/2014 às 13:29

O novo programa de instalação de próteses dentárias da Secretaria de Saúde já beneficiou mais de 1 mil idosos em Jundiaí, desde a implementação como um serviço secundário de apoio dentro do setor de saúde bucal. O trabalho conta também com financiamento do Governo Federal e está voltado para o segmento da população acima dos 60 anos de idade.

MAIS
Santa Gertrudes recebe evento sobre chás medicinais

Serviço melhora capacidade de alimentação: é saúde

Serviço melhora capacidade de alimentação: é saúde

“Não é apenas uma questão estética. Os cidadãos que passam a usar estas próteses, quando necessárias (sejam complementares aos dentes naturais ou em substituição total por dentes artificiais) adquirem maior capacidade de mastigação e melhoram a saúde com a ingestão de alimentos como frutas, verduras, legumes ou carnes”, comenta Maurício Rodolfo Ciampaglia, da Coordenação de Saúde Bucal.

No sistema de saúde, o setor odontológico funciona em Jundiaí com a atenção primária prestada em 28 das 37 unidades básicas ou de Saúde da Família (UBS e USF) e também com a atenção secundária, mais específica, aos pacientes encaminhados para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

A prótese é uma alternativa utilizada diante de limitações de outros tratamentos e, além de voltar a permitir uma alimentação mais variada (e o consequente efeito benéfico para a saúde), também melhora a interação social com outras pessoas e com as atividades profissionais ou culturais.

Para Marcelo Marangoni, morador que usa os serviços, o trabalho em andamento é essencial para a saúde da comunidade. Além dos idosos, os outros grupos prioritários de atendimento são crianças e adolescentes, gestantes e pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

De acordo com a Coordenação de Saúde Bucal, a meta é buscar mais qualidade de vida para a população Jundiaí, “do zero aos 100 anos”.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/08/servico-de-proteses-ja-beneficiou-mais-de-1-mil-idosos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original