Proteção ao idoso é tema de reunião com Polícia e Promotoria

Publicada em 10/07/2014 às 18:12

O promotor Flamínio Silveira Amaral Júnior, do Ministério Público Estadual, e a delegada Lígia Capeletti Basile Bonito, da Delegacia de Defesa da Mulher (Polícia Civil), foram os convidados da reunião desta quinta-feira (10) da rede municipal de proteção contra a violência ao idoso, realizada no Paço Municipal com a participação da Secretaria da Saúde, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e da Coordenadoria Municipal do Idoso.

“É um trabalho importante porque, com estatísticas mais realistas, podemos pleitear a implantação de uma Delegacia do Idoso”, destacou a secretária Marilena Negro, da Assistência Social. A reunião anterior, promovida no dia 29 de maio, contou com a participação do secretário de Saúde, Gerson Vilhena.

LEIA TAMBÉM
Conselho dos Direitos da Criança realiza encontro com terceiro setor

Reunião: reforços na estrutura de proteção aos idosos em Jundiaí

Reunião: reforços na estrutura de proteção aos idosos em Jundiaí

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, explica que o objetivo da rede é contar com um fluxo definido de notificações de suspeitas de violência contra os idosos, estimado atualmente em 52 mil pessoas na cidade, assim como de encaminhamentos para os casos considerados mais graves.

Para o promotor Flamínio Amaral Júnior, os casos mais comuns que chegam à Justiça ainda são casos de idosos que dependem de cuidados de um único filho ou filha enquanto os demais se omitem, sendo que podem envolver ações cíveis ou criminais.

Já a assistente social Roberta Ribeiro, da Vigilância Epidemiológica (Secretaria de Saúde), apresentou a tipologia definida para essa rede de cooperação, envolvendo os campos da violência sexual e da violência psicológica, emocional e social.

Flamínio: caso mais comum é desequilíbrio na responsabilidade parental

Flamínio: caso mais comum é desequilíbrio na responsabilidade parental

Resultados
O trabalho já teve alguns avanços desde o ano passado, como o protocolo desenvolvido pelo Hospital São Vicente de Paulo para esse tema, e também o acordo entre o Hospital Universitário e o Instituto Médico Legal (IML) para uma coleta única de amostra em casos de violência contra a mulher idosa. O grupo também avançou em pontos relacionados à competência de cada serviço no fluxo de atendimento a esses casos.

Participaram ainda do encontro a diretora de proteção da Semads, Joana Prudêncio, a assistente social da Secretaria de Saúde, Leila Miguel, a assistente social e a psicóloga Karina Andressa Canalle (ambas do Centro de Referência Especial de Assistência Social, o Creas) e a assessora Sônia Maria Menin, da Coordenadoria do Idoso. Também esteve presente a psicóloga da Delegacia de Defesa da Mulher, Teresa Almeida Giolo.

“Trazemos uma visão específica da mulher idosa, uma vez que os casos de homens são atendidos nas delegacias normais. Esse trabalho é algo muito importante para todos”, destacou a delegada Lígia Basile Bonito.

A chamada violência financeira (quando a pensão dos idosos é apropriada por terceiros) e uma nova linha chamada de violência medicamentosa, quando os medicamentos são sonegados ou exagerados, fazem parte do trabalho que tem novo encontro no início de agosto.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/10/protecao-ao-idoso-e-tema-de-reuniao-com-policia-civil-e-promotoria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original