Check-up de idosos será apresentado em congresso

Publicada em 16/07/2014 às 18:52

Um circuito de pequenos exames que acabam fornecendo uma espécie de “check up” de pacientes idosos é o trabalho da unidade de saúde da família (USF) Vila Marlene que será apresentado, em novembro, no 5º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, na cidade de Ribeirão Preto.

Uma nova etapa do projeto ocorreu nesta quarta-feira (16), com médicos, agentes comunitários e enfermeiros, formando uma série chamada “avaliação multifuncional”, com etapas sucessivas de testes simples de visão, audição, movimento dos membros superiores, movimento dos membros inferiores, memória, humor, situação de domicílio, atividades diárias, incontinência, nutrição e suporte social.

LEIA TAMBÉM
PA Central atende 54% de urgência e emergência

Anésia: orientação conjunta em diversas análises

Anésia: orientação conjunta em diversas análises


“Esse projeto resultou de um curso a distância que fiz há quatro anos e geralmente é aplicado semestralmente”, comenta a médica Tatiane de Lucca, que vai preparar o material sobre o trabalho com a colega Letícia Marques.

O trabalho da USF Vila Marlene é um dos projetos na área de idosos em andamento na Secretaria de Saúde, com uma ampla variedade de formatos nos bairros.

Para a enfermeira Sheila Carecchio Fiori, também da equipe de saúde da família, o método tem como única limitação o número de dez idosos atendidos por vez. “O atendimento precisa ser bastante detalhado para cada um”, observou.

A médica Tatiane: método em aplicação vai a evento

A médica Tatiane: método em aplicação vai a evento

A moradora Anésia Prampolin Fernandes, de 81 anos, aprovou a iniciativa. “Foi a primeira vez em que participei e achei muito boa a atenção”, comentou. Uma nova edição deve ocorrer neste ano.

A apresentação da experiência da unidade vai ocorrer em congresso organizado na área de medicina social da Universidade de São Paulo (USP) pela professora Luciane Loures dos Santos.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/16/jundiai-leva-check-up-de-idosos-a-congresso-de-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original