Educação: Aberta a 10ª edição da Olimpíada de Redação

Publicada em 19/07/2014 às 16:50

Com o tema “Comunicação – Dos sinais de fumaça à mídia. A evolução do homem como ser social”, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Educação, lançou, na noite de sexta-feira (18), a 10ª Olimpíada de Redação. A solenidade aconteceu na Biblioteca Municipal “Professor Nelson Foot”, no Complexo Argos.

“Um dos nossos grandes objetivos é formar as nossas crianças e as pessoas que participam do concurso em cidadãos conscientes e livres para ajudarem a melhorar a sociedade”, destacou o vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato.

Confira AQUI as fotos da Abertura da 10ª edição da Olimpíada de Redação.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA A OLIMPÍADA DE REDAÇÃO
CONSULTE A SITUAÇÃO DA SUA INSCRIÇÃO E ACOMPANHE O ANDAMENTO

Vice-prefeito Durval Orlato premia crianças vencedoras

Vice-prefeito Durval Orlato premia crianças vencedoras

Durval Orlato afirmou ainda que a Secretaria de Educação está inovando e ampliando os projetos que incentivam a leitura e a escrita. Como exemplo, ele citou o 2º Concurso da Pátria que terá, além da gravura, as poesias.

“A Olimpíada de Redação tem tudo a ver com a nossa biblioteca, pois buscamos a emancipação da leitura e da escrita. Quem lê tem condições de ser um cidadão participativo”, disse Leila Casote, diretora de Fomento à Leitura e Literatura.

Em relação ao tema, Leila comentou que a comunicação é uma necessidade. “Trocar informações, registrar fatos, expressar ideias e emoções são fatores que contribuíram para a evolução da forma de se comunicar. Antes, sinais de fumaça, hoje, a tecnologia da comunicação traça os caminhos do mundo moderno e é impossível negar a gigantesca evolução que causou por meio dos computadores, emails, internet, blogs e websites”.

Thaís Delduco, vencedora da categoria adulto

Thaís Delduco, vencedora da categoria adulto

Premiação
A noite também foi de festa para os participantes que tiveram os textos selecionados para compor o livro da 9ª edição da Olimpíada de Redação. Eles foram homenageados e receberam presentes. Dentre eles estava Thaís Pacheco Delduco, vencedora da categoria adulto.

“Este foi o segundo concurso que participei, o primeiro fiquei em quarto lugar. Como gostei muito do tema, decidi me inscrever e relatar minha vivência na Igreja Católica e o trabalho feito com os pobres”, relata ao dizer que queria compartilhar tudo o que aprendeu com as pessoas que lessem seu texto.

Feliz com o prêmio, ela disse que não fazia ideia de que poderia ficar em primeiro lugar. “Afinal eu era a caçula da categoria”, brinca. Thaís já afirmou que vai escrever novamente, porque gostou do tema, mas na carreira profissional a paixão é por números, já que estuda estatística.

O evento contou com a presença da professora Rita de Cássia de Araújo Faria, coordenadora do Núcleo Pedagógico de Língua Portuguesa, o representando o dirigente regional de Educação, professor Adão Aparecido Souza; Mara Lígia Biancardi, diretora do Centro de Línguas e o vereador Rafael Antonucci.


Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/19/educacao-aberta-a-10a-edicao-da-olimpiada-de-redacao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original