Cozinheiros aprendem técnicas usadas no mundo gastronômico

Publicada em 23/07/2014 às 17:34

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Diretoria de Alimentação e Nutrição (DAN), iniciou nesta semana uma série de capacitações voltada aos cozinheiros que atuam nas escolas municipais. A ideia é que, com renomados chefes de cozinha, os profissionais aprendam técnicas usadas atualmente nas melhores cozinhas do mundo.

O curso, realizado no Centro de Capacitação, localizado no Complexo Argos, ocorre em três dias consecutivos, com duração total de 24 horas. Os cerca de 500 cozinheiros foram divididos em turmas de 24 pessoas. A primeira delas conclui a capacitação nesta quinta-feira (24).

LEIA TAMBÉM
Mais de 150 prestigiam abertura da Semana de Educação Infantil

Profissionais que atuam nas escolas municipais: capacitação

Profissionais que atuam nas escolas municipais: capacitação

Além de aulas teóricas, onde foram destacados temas como as boas práticas de higiene, a valorização do profissional e a importância do trabalho em equipe, o grupo aprendeu, na prática, a fazer receitas diferentes e saborosas com os alimentos que compõem a merenda escolar.

“Eles estão recebendo dicas sobre corte de legumes, decoração de saladas, preparo de aves, bolos, tortas, alimentos e sucos funcionais, além de molhos frios e quentes. Tudo isso vai ajudar na produção de receitas mais chamativas e nutritivas. Com isso, nosso objetivo é tanto a valorização do profissional de cozinha para a merenda quanto para o mundo gastronômico”, ressaltou o diretor da DAN, Maurício Romanato.

Há 18 anos na rede municipal, a cozinheira Eva Maria dos Santos aprovou as dicas. “Eu desconhecia muitas coisas, principalmente sobre o reaproveitamento de alguns itens. As novas técnicas serão importantes para usar na escola e também em minha casa. Fazia tempo que não tínhamos capacitação e, agora, estamos tendo um curso que dá vontade de aprender cada vez mais”, comentou.

Melhoria
O secretário de Educação, vice-prefeito Durval Orlato, prestigiou o preparo de um dos molhos e aproveitou para informar que a pasta vai promover cada vez mais capacitações. O objetivo é melhorar cada vez mais todos os aspectos que envolvem a Educação no município. “Todos os servidores farão cursos importantes e interessantes. A realização destas capacitações era uma demanda antiga dos servidores. Estamos cumprindo mais um compromisso.”

Roberta de Sá
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/23/cozinheiras-aprendem-tecnicas-usadas-no-mundo-gastronomico/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original