Crescem pontos para práticas da saúde preventiva

Publicada em 23/07/2014 às 18:11

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jundiaí está ampliando os locais de práticas corporais, tanto de atividade física quanto aquelas originadas da medicina tradicional chinesa. São 17 unidades, entre as 37 da rede básica espalhadas pelos bairros, que oferecem aulas de Lian Gong e 21 unidades, também do total de 37, que oferecem aulas de educação física voltada para o foco preventivo. Consequentemente, o número de praticantes dessas modalidades de saúde preventiva em Jundiaí também terá um acréscimo.

“O interesse da comunidade está crescendo. Tínhamos três locais diferentes com aulas de Lian Gong, abrimos mais um e já estamos estudando um quinto local”, comenta a enfermeira Andrea do Carmo Lima Valese, que coordena a equipe de agentes comunitários na UBS Morada das Vinhas.

LEIA TAMBÉM
Confira a programação do Zumba nos Bairros

Práticas corporais, como o Lian Gong, melhoram a saúde

Práticas corporais, como o Lian Gong, melhoram a saúde

Essa é apenas uma das UBSs que oferecem horários dessa prática de terapia corporal, ao lado de Agapeama, Anhangabaú, Caxambu, Parque Centenário, Corrupira, Eloy Chaves, Fazenda Grande, Hortolândia, Ivoturucaia, Vila Maringá, Novo Horizonte, Retiro, Vila Rio Branco, Jardim Tulipas, Vila Esperança e Jardim Santa Gertrudes.

Para participar, basta informar-se sobre os locais e horários na unidade mais próxima de sua casa.

Você + Saudável
Outra prática corporal bastante presente na rede de saúde é a educação física voltada para a prevenção de saúde. Além das próprias unidades básicas, quadras de escolas municipais e salões comunitários são utilizados para esta prática. Por esse motivo, a informação sobre locais e horários também deve ser buscada na UBS mais próxima.

Essas aulas de educação física direcionadas são realizadas pelas unidades de saúde do Jardim do Lago, Jardim Esplanada, Vila Rami, Santa Gertrudes, Vila Maringá, Jardim Tulipas, Morada das Vinhas, Retiro, Jardim Guanabara, Eloy Chaves, Medeiros (Jardim Sarapiranga), Novo Horizonte, Vila Rio Branco, Centro, Vila Aparecida, Jardim São Camilo, Rui Barbosa, Jardim Tamoio, Jardim Tarumã, Jardim Tulipas e Vila Ana.

“Essas e outras práticas corporais fazem parte do Programa de Ações Integrativas e Complementares, que inclui também outras iniciativas como o uso de plantas medicinais e vem sendo estimulado no aspecto de promoção da saúde”, comenta a coordenadora do programa, Míriam Sanfelice.

Veja AQUI também os pontos de ginástica corporal na Secretaria de Esportes e Lazer.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/23/crescem-pontos-para-praticas-da-saude-preventiva/
Leia mais sobre