Jundiaí participa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Publicada em 25/07/2014 às 17:59

A cidade de Jundiaí fará parte do 8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, evento voltado para gestores de segurança pública, secretários, agentes de segurança, profissionais da área e interessados sobre o debate e atualização do tema.

O encontro ocorre em São Paulo, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, com início nesta segunda-feira (28), prosseguindo com extensa programação até o dia 31 (quinta-feira). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, confirmou presença via agenda no site do Ministério.

LEIA TAMBÉM
GM localiza 165 veículos furtados no primeiro semestre

Thiers Marques (à esquerda), coordenador do GGIM

Thiers Marques (à esquerda), coordenador do GGIM

O principal objetivo da iniciativa, segundo a assessoria de imprensa do Fórum, é promover um espaço comum para o diálogo e a troca de experiências entre os representantes das forças de segurança de todo País, incentivar o debate sobre temas de relevo na atualidade e traçar caminhos na formulação de políticas públicas que envolvem os desafios da área.

Representante da Prefeitura de Jundiaí no evento, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Thiers Marques Costa Neto, avalia que a experiência trará maior conhecimento e informações sobre casos positivos envolvendo segurança pública em todo País. “Vamos, depois, avaliar qual a aplicabilidade disso dentro do município”, completa.

Dentro da programação, o jundiaiense e um dos organizadores do evento pela Faculdade Getúlio Vargas, Rafael Alcadipani, vai abordar dois temas: no dia 30, o pesquisador fala dos desafios em metodologias para se pesquisar a polícia e, no dia 31, aborda a Polícia Militar e as manifestações. “É o principal encontro sobre o tema no Brasil, com presença garantida dos principais especialistas no segmento afim de colaborar no sentido do combate à violência”, explicou Alcadipani.

Rafael Alcadipani: jundiaiense na organização

Rafael Alcadipani: jundiaiense na organização

O encontro é fruto de uma iniciativa entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Folha de São Paulo e a Faculdade Getúlio Vargas, por meio da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Dentre os temas abordados estarão a avaliação de políticas públicas, o pacto federativo e a redução de crimes violentos.

Gabinete de Gestão
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), retomado pelo governo Pedro Bigardi no início de 2013, tem o objetivo de integrar e gerenciar as ações de segurança pública no município. Compõem o coletivo representantes da Guarda Municipal, da Policia Civil, da Polícia Militar (11º E 49º BPMIs), Corpo de Bombeiros (19º Batalhão), Polícia Rodoviária (4º Batalhão), além da Casa Civil, secretarias municipais, Poder Legislativo, Ministério da Justiça. O chefe do Executivo, inclusive, é o presidente do GGIM.

As reuniões funcionam como um espaço de interlocução permanente entre o Poder Executivo e as forças de segurança da região, como meio de promoção da segurança pública no âmbito local, mapeando analiticamente os focos de violência na cidade e apresentando diagnósticos preventivos e ações de combate à criminalidade.

No último encontro, realizado em maio, estiveram presentes membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), incluindo o assessor de gabinete, Dr. Maurício Rasi. Na ocasião, foram debatidos meios de alinhar metodologias e ações junto ao Ministério da Justiça.

Thiago Secco
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/25/jundiai-participa-do-forum-brasileiro-de-seguranca-publica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original