Saúde inaugura Unidade Marechal na quinta-feira (31)

Publicada em 25/07/2014 às 16:45

A Prefeitura de Jundiaí realiza na próxima quinta-feira (31) a inauguração oficial da Unidade Marechal, da Secretaria Municipal de Saúde, que vai reunir diversos serviços farmacêuticos antes realizados em pontos diferentes da cidade. A unidade deve atender mais de 900 moradores diariamente, sem mudanças no atendimento cotidiano que é realizado pelas 37 unidades de saúde nos bairros.

LEIA TAMBÉM
Crescem pontos para práticas da saúde preventiva
Secretaria de Saúde participa da 3ª Feira de Offertas

Unidade reúne as antigas Farmácia Central, Nutrição Enteral, Diabetes e outras

Unidade reúne as antigas Farmácia Central, Nutrição Enteral, Diabetes e outras

O prédio vai contar, no piso térreo, com os serviços de entrega da farmácia de medicamentos de uso controlado (psicotrópicos), que atende cerca de 400 pacientes por dia, e com a atenção ao paciente diabético (insulina e insumos como lancetas e aparelhos), que atende cerca de 70 pacientes agendados por dia entre os 30 mil moradores estimados nesse grupo atendido pela rede básica.

No primeiro andar vão funcionar os serviços de entrega da farmácia de medicamentos de alto custo, que também atendem cerca de 400 pacientes diariamente, nessa parceria entre Prefeitura e Estado para produtos mais caros e que não constam da Relação Municipal de Medicamentos (Remume) do SUS, que é dispensada nas unidades dos bairros.

Além desses setores, que funcionavam na antiga Farmácia Central, o piso térreo também conta com área específica para o Programa de Terapia Nutricional, que trabalha com nutrição oral ou de sondas para 700 moradores da cidade e funcionava antes em sala do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), no Anhangabaú. Além do novo espaço, a equipe passa a contar com um médico para orientação direta aos pacientes e cuidadores.

“Essa mudança melhora serviços que estavam em espaços que, com o tempo, ficaram inadequados para o atendimento”, afirma o secretário de Saúde, Gerson Vilhena Pereira Filho. Ele destaca também a acessibilidade do novo espaço com ponto de ônibus na porta, estacionamentos privados ou acesso pedestre a partir do setor hospitalar.

O mesmo prédio abriga ainda, no segundo andar, a dispensação de medicamentos do Setor de Mandados Judiciais que antes funcionava na central de distribuição, na Ponte São João.

No terceiro andar estarão concentrados o expediente da Diretoria de Ações de Saúde, que envolve as 37 unidades básicas e de saúde da família nos bairros e os 17 ambulatórios especializados da rede municipal, e também o grupo gestor composto pelas Coordenações Técnicas e Gerências Regionais da atenção básica.

Local oferce atendimento mais humanizado, com senhas e telas de aviso

Local oferce atendimento mais humanizado, com senhas e telas de aviso

A Unidade Marechal está situada na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 836, Centro, nas proximidades do 1º Cartório de Registro Civil.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/25/saude-inaugura-unidade-marechal-na-quinta-feira-31/
Leia mais sobre