Formatura de novos guardas marca reforço no efetivo

Publicada em 29/07/2014 às 18:12

A partir desta sexta-feira (1º), a Guarda Municipal de Jundiaí recebe reforço no efetivo com a formatura dos novos guardas municipais. Dos 75 alunos, 68 estão aptos para a formatura que será realizada no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva), a partir das 9h.

Para o comandante da GM, José Roberto Ferraz, o aumento no quantitativo é uma grande vitória, pois desde 2003 a corporação não contratava novos guardas, apenas fazia reposições. “Quando tivermos os 200 homens, número que faz parte do Plano de Metas do prefeito Pedro Bigardi, vamos quase dobrar o número do efetivo”, afirma. “Quanto mais efetivo, mais sensação de segurança podemos oferecer para o município.”

LEIA MAIS
GM e DIG fazem ação junto a moradores de rua

Jundiaí participa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Alunos foram recepcionados pelo prefeito na aula inaugural em março

Alunos foram recepcionados pelo prefeito na aula inaugural em março

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, destaca que além do treinamento técnico, os novos guardas receberam capacitação para lidarem com os mais variados públicos, sejam eles deficientes, idosos, mulheres ou jovens. “É um trabalho pioneiro com o objetivo de promover a segurança para a população”, diz.

Atuação
A Guarda Municipal atua na prevenção primária da violência e com isso evita que ocorra o crime. Essa prevenção, segundo Ferraz, é feita com o patrulhamento comunitário em patrimônios públicos.

O comandante explica que os guardas têm de estar aptos a atuarem em qualquer divisão da corporação – Ambiental, Força Tática, Canil, entre outros. Eles passarão por todos os setores após a formatura e terão os perfis reavaliados para serem indicados em qual local ficarão. Esse período terá duração de 60 a 90 dias.

Ferraz elogiou a turma em relação ao nível escolar. “Foi exigido que o candidato tivesse o segundo grau completo, mas nos deparamos com alunos até pós-graduados.”

Curso
O curso teve uma grade curricular de 800 horas/aula divididas em atividades teóricas e práticas.

Predominância do patrulhamento comunitário, direitos humanos, legislação fizeram parte da parte teórica. Na prática os alunos aprenderam sobre armamento e tiro, explosivos, abordagens, patrulhamento, prestação de socorro, entre outros.

Os novos guardas estarão nas ruas e avenidas do município a partir de segunda-feira (4).

Kadija Rodrigues
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/29/formatura-de-novos-guardas-marca-reforco-no-efetivo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original