Crack É Possível Vencer: GMs recebem diploma
Publicada em 07/07/2014 às 18:37Jundiaí concluiu, nesta segunda-feira (7), uma importante etapa no trabalho de prevenção e cuidado relacionado às pessoas em situação de risco envolvendo drogas. Foi realizada a formatura de 46 guardas municipais no curso de capacitação do programa ‘Crack É Possível Vencer’. A solenidade aconteceu no auditório do Fundo Social de Solidariedade (Funss).
MAIS
Guanabara recebe oficina de sabores e temperos
O programa, implementado na cidade em parceria com o Governo Federal, teve duração de 160 horas. Entre as temáticas do curso estavam policiamento comunitário, redes de atenção e cuidado e abordagem a pessoas em situação de risco. “Essa capacitação deveria acontecer para todas as Guardas Municipais do Brasil. É um importante trabalho de humanização”, destacou o prefeito Pedro Bigardi.
O chefe do Executivo frisou ainda que considera o ‘Crack é Possível Vencer’ um dos melhores programas do Governo Federal. Além disso, ressaltou que para que a proposta seja sucesso, os municípios precisam trabalhar. “Nós estamos desenvolvendo diversas ações em escolas, incentivando o esporte e envolvendo os bairros, trabalhando a cultura e dando atenção a áreas que necessitam de projetos sociais. Estamos presentes em todos os cantos da cidade. A área de segurança pública é importante, mas precisamos deste outro lado”.
O comandante da GM de Jundiaí, José Roberto Ferraz, comentou que entre os formandos, os que tiveram melhor avaliação no curso farão parte de um grupo especializado, que terá de 8 a 12 guardas. Eles trabalharão diretamente com a população em situação de rua envolvida com o uso de drogas. De acordo com Ferraz, até agosto a Prefeitura receberá o ônibus adaptado, do Governo Federal, com câmeras de monitoramento. “Além disso, já recebemos dois veículos sedan, duas motos e cinquenta armas de eletrochoque. Tudo isso dentro do programa”.
Formandos
Entre os guardas que participaram do curso estava o GM Cláudio Ribeiro Da Matta. Para ele, os guardas saem mais preparados para lidar com essa população após a capacitação. “Será um tratamento cada vez mais humanizado. Acredito que todos nós saímos daqui com outra visão. Sabemos que essas pessoas são doentes e não marginais”, comentou.
Assim como ele, a GM Amanda Nunes da Cunha destacou que a maneira de lidar e cuidar desse público será diferente. “O curso ampliou nossa visão. Os guardas, que já eram preparados para esse tipo de trabalho, estão ainda mais qualificados”.
Luana Dias
Fotos: Alessandro Rosman
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024
Baixe as fotos desta notícia na resolução original