EJA dobra o número de alunos atendidos
Publicada em 29/07/2014 às 16:12O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA) aumentou em 122% a quantidade de formandos em 2013 em comparação a 2012. Foram 641 no ano passado ante 289 em 2012. E nesta quinta-feira (31), o CMEJA realiza a formatura de mais 450 alunos que concluíram o Ensino Fundamental 1 e 2 e o Ensino Médio no primeiro semestre deste ano.
Todos os esforços em prol da Educação de Jovens e Adultos fizeram com que a cidade de Jundiaí recebesse do governo federal o certificado de “Município que visa a universalização da alfabetização de jovens e adultos maiores de 15 anos”.
LEIA TAMBÉM
Educação promove mais uma edição do Projeto Papo Escola
Instituto Federal dá início ao primeiro curso em Jundiaí
Educação de Jovens e Adultos: matrícula vai até sexta-feira(1º)
“Hoje, a preocupação da Secretaria de Educação vai da creche ao ensino superior gratuito. Para atender o EJA foram vários os esforços e já estamos colhendo os frutos. Aumentou bastante o grau de escolarização da população de Jundiaí”, comemora o secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato.
Entre as ações destacam-se a mudança da gestão, a humanização no atendimento ao adulto que procura o espaço e alterações na parte pedagógica. “O CMEJA foi reformulado. A primeira mudança é logo quando a pessoa chega aqui, ela passou a ser acolhida de forma diferenciada, pois sabemos o quanto é difícil alguém que parou de estudar retornar. Também estamos reduzindo a lista de espera. Somente para o Ensino Médio, foram chamados, recentemente, 500 inscritos”, diz o diretor do CMEJA, José Ronaldo Pereira.
Outra novidade é a ampliação do tempo em que o aluno fica na escola. “Antes, ele vinha apenas para tirar dúvidas. Agora, os alunos têm aulas e essa relação fez com que os adultos tivessem mais segurança para estudar e isso reduziu a evasão”, ressalta o diretor do CMEJA.
Perfil e satisfação
Pesquisa realizada com 1.317 alunos do CMEJA aponta que a maioria – 891 – dos alunos são mulheres e a faixa etária predominante vai dos 21 aos 40 anos. Do total de entrevistados, 891 ficaram mais de 10 anos fora da escola. Para 600 ouvidos, o motivo de terem parado de estudar foi o trabalho.
“O mais interessante é que eles comentam que estão retornando aos estudos para se realizarem pessoalmente. O levantamento mostrou que 748 pessoas voltaram por este motivo, contra 467 que se matricularam por causa do trabalho. Isso é muito bom tanto para a pessoa como para a cidade”, acrescenta Ronaldo.
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
Formatura
A cerimônia de formatura dos 450 alunos, marcada quinta-feira (31), reunirá estudantes que concluíram os Ensinos Fundamental I e II e o Ensino Médio. O evento, aberto ao público, começa às 19h, e será realizado no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.
Roberta de Sá
Foto: Paulo Grégio
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue