Instituto Federal dá início ao primeiro curso em Jundiaí
Publicada em 29/07/2014 às 11:23Para garantir o sustento da família, Solon Peixoto dedicou 20 anos de sua vida ao trabalho na indústria, na área de manutenção, e deixou de lado o sonho de estudar e ter uma profissão. Na noite dessa segunda-feira (28), ele começou a escrever uma nova história. Solon é um dos 40 alunos da primeira turma de Jundiaí do Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFSP).
Para marcar o início das aulas do curso técnico em comércio, foi realizada uma aula inaugural no auditório Elis Regina, no Complexo Argos. “Quem trabalha na indústria geralmente faz três turnos e não sobra tempo para conseguir fazer nenhum curso”, explica Solon. “Agora tenho a esperança de conseguir me formar e ter uma profissão.”
LEIA TAMBÉM
Termina quarta (30) prazo para inscrição em creches
Semana da Juventude reúne debates, cultura e esporte
Começam aulas no câmpus de Jundiaí do Instituto Federal
O prefeito Pedro Bigardi prestigiou a aula. “É um momento especial ver um projeto se concretizar. Os alunos vão ter conforto e qualidade para aprenderem. Sem dúvidas, o Instituto Federal é uma conquista para Jundiaí”, afirmou.
Segundo o secretário de Educação, Durval Orlato, foram investidos R$ 2,5 milhões na reforma do prédio, no Complexo Argos, que já abrigou a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot. “Tivemos toda a preparação com o Corpo de Bombeiros para que a arquitetura externa fosse mantida, mas ainda assim, oferecer uma parte interna modernizada”, explicou.
De acordo com o secretário, o local abrigará o Instituto Federal até que a instituição possa ter sua sede própria na cidade. Depois, o local será utilizado como Centro de Capacitação.
Até sexta-feira (1º) os alunos participam da Semana de Integração, que inclui apresentação do Instituto Federal, do curso técnico em comércio e da metodologia de trabalho. “A nossa maior preocupação é conhecer que são os nossos alunos”, destacou o diretor-geral do câmpus avançado de Jundiaí, Reginaldo Vitor Pereira.
Visitação
Antes da aula inaugural, o prefeito, o secretário de Educação e o diretor do câmpus visitaram as instalações. O espaço conta com quatro laboratórios, quatro salas de aula, biblioteca, sala da secretaria e coordenação. “Além disso, cada professor terá sua sala para atender seus alunos”, explicou Reginaldo Vitor.
Participaram da solenidade a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, o secretário de Obras, Alan Piccolo, a secretária de Recursos Humanos, Mary Fornari, o superintendente da TVE, Thiago Godinho, o diretor-presidente da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco, o ouvidor Eginaldo Honório, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e o diretor do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, José Ronaldo Pereira.
Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue