Jundiaí participa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Publicada em 25/07/2014 às 17:59A cidade de Jundiaí fará parte do 8º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, evento voltado para gestores de segurança pública, secretários, agentes de segurança, profissionais da área e interessados sobre o debate e atualização do tema.
O encontro ocorre em São Paulo, na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, com início nesta segunda-feira (28), prosseguindo com extensa programação até o dia 31 (quinta-feira). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, confirmou presença via agenda no site do Ministério.
LEIA TAMBÉM
GM localiza 165 veículos furtados no primeiro semestre
O principal objetivo da iniciativa, segundo a assessoria de imprensa do Fórum, é promover um espaço comum para o diálogo e a troca de experiências entre os representantes das forças de segurança de todo País, incentivar o debate sobre temas de relevo na atualidade e traçar caminhos na formulação de políticas públicas que envolvem os desafios da área.
Representante da Prefeitura de Jundiaí no evento, o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Thiers Marques Costa Neto, avalia que a experiência trará maior conhecimento e informações sobre casos positivos envolvendo segurança pública em todo País. “Vamos, depois, avaliar qual a aplicabilidade disso dentro do município”, completa.
Dentro da programação, o jundiaiense e um dos organizadores do evento pela Faculdade Getúlio Vargas, Rafael Alcadipani, vai abordar dois temas: no dia 30, o pesquisador fala dos desafios em metodologias para se pesquisar a polícia e, no dia 31, aborda a Polícia Militar e as manifestações. “É o principal encontro sobre o tema no Brasil, com presença garantida dos principais especialistas no segmento afim de colaborar no sentido do combate à violência”, explicou Alcadipani.
O encontro é fruto de uma iniciativa entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Folha de São Paulo e a Faculdade Getúlio Vargas, por meio da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP). Dentre os temas abordados estarão a avaliação de políticas públicas, o pacto federativo e a redução de crimes violentos.
Gabinete de Gestão
O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), retomado pelo governo Pedro Bigardi no início de 2013, tem o objetivo de integrar e gerenciar as ações de segurança pública no município. Compõem o coletivo representantes da Guarda Municipal, da Policia Civil, da Polícia Militar (11º E 49º BPMIs), Corpo de Bombeiros (19º Batalhão), Polícia Rodoviária (4º Batalhão), além da Casa Civil, secretarias municipais, Poder Legislativo, Ministério da Justiça. O chefe do Executivo, inclusive, é o presidente do GGIM.
As reuniões funcionam como um espaço de interlocução permanente entre o Poder Executivo e as forças de segurança da região, como meio de promoção da segurança pública no âmbito local, mapeando analiticamente os focos de violência na cidade e apresentando diagnósticos preventivos e ações de combate à criminalidade.
No último encontro, realizado em maio, estiveram presentes membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), incluindo o assessor de gabinete, Dr. Maurício Rasi. Na ocasião, foram debatidos meios de alinhar metodologias e ações junto ao Ministério da Justiça.
Thiago Secco
Foto: Arquivo
-
22/01/2025
Jundiaí garante meio milhão em emendas parlamentares para a segurança pública
-
17/01/2025
Prefeitura reforça compromisso com a segurança pública
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
Baixe as fotos desta notícia na resolução original