Moradia de idosos é alvo de novo evento da saúde

Publicada em 02/07/2014 às 18:20

As chamadas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), que antigamente eram conhecidas como abrigos ou asilos, formam o público-alvo de um novo evento de orientação da Secretaria de Saúde programado para o dia 16 de julho (quarta-feira) voltado para a qualidade dos serviços nesse campo.

Alexandre, Gerson, Adriana e Trad no evento de 2013: cuidados ao idoso

Alexandre, Gerson, Adriana e Trad no evento de 2013: cuidados ao idoso

Esse é o segundo evento desse tipo na atual gestão. Em outubro do ano passado, o 1º Encontro de Instituições Geriátricas do Município reuniu mais de 55 instituições. A organização é da Vigilância Sanitária (Produtos, Ambientes e Serviços), em parceria com a Vigilância de Alimentos.

De acordo com a médica Adriana Swain Muller, no ano passado o evento teve a parceria do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS) para trazer o conhecimento sobre determinações legais que normatizam os serviços e fomentar a integração dos mesmos com a Coordenadoria do Idoso e com o Conselho Municipal do Idoso.

O novo encontro é voltado para esse grupo com orientações mais específicas sobre a aplicação das normas no cotidiano, incluindo a disseminação das melhores práticas de cuidados existentes para as demais instituições. A coordenação conta ainda com o gerente da Visa, Alexandre Santiago, e com a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa, além do diretor de Vigilância em Saúde, José Trad Neto.

O trabalho busca adequar os estabelecimentos do ramo às exigências legais. Em 2013, somente 4 das 15 casas de repouso e instituições de longa permanência estavam com licenças regulares, e o evento deve atualizar esses dados.

Outras informações pelo e-mail vigilanciasanitaria@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone 4586-2262.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/07/02/moradia-de-idosos-e-alvo-de-novo-evento-da-saude/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original