Saúde discute com Braille avanços na oftalmologia
Publicada em 14/07/2014 às 18:49Uma técnica mais rápida e segura para as cirurgias de catarata realizadas em Jundiaí foi o tema principal da reunião promovida nesta segunda-feira (14) entre a Secretaria de Saúde e o Instituto Jundiaiense Luiz Braille, entidade conveniada no setor de atendimento oftalmológico.
“O foco do encontro foi muito produtivo e estamos revendo os dispositivos dessa cooperação institucional em nosso setor técnico”, explica o secretário Gerson Vilhena.
LEIA TAMBÉM
Proteção ao idoso é tema de reunião com Polícia e Promotoria
Como alvo principal do acordo está uma nova geração do equipamento conhecido como facoemulsificador, que permite intervenções mais precisas para a implantação da lente que corrige a córnea dos pacientes atingidos pela doença da catarata.
De acordo com os dados do Instituto Braille, entre janeiro e dezembro de 2013, foram realizadas 2.601 cirurgias usando a técnica da facoemulsificação, 67 com vitrectomia posterior e 56 acompanhadas de trabeculectomia. Outras 67 cirurgias foram referentes a facectomias. De janeiro a junho de 2014, esses números foram respectivamente 1.041, 28, 18 e 25.
Também fez parte dos temas da reunião a utilização de outro equipamento para a tomografia intraocular (OCT), que já foi viabilizado mas depende de um espaço físico adequado para ser colocado em funcionamento. Participaram do encontro os diretores do Instituto Braille, José Carlos de Lima e Antonio Finatti Pacheco, o médico Alberando Gennari Filho e o enfermeiro Aldo Hiroshi Yamamoto.
Oftalmologia
Os ajustes promovidos pela Secretaria de Saúde desde o ano passado (e que envolveram inclusive a intermediação para adequação de parcelas do Ministério da Saúde para a entidade e outras providências com os demais serviços da área) fizeram com que o agendamento de consultas dessa área para os próximos 30 dias contados a partir desta segunda-feira (14) some 1.411 procedimentos.
As medidas são necessárias porque essa é uma das últimas grandes filas de espera no setor de especialidades da rede municipal, com até 4 mil pessoas acumuladas a cada rodada nos últimos anos e esses ajustes possam resolver o cenário neste semestre.
As ações nas especialidades da áreas já mostram bons resultados. Um levantamento também desta segunda-feira (14) mostra que a consulta de plástica e vias lacrimais está com 190 agendamentos em trinta dias, com apenas cinco pessoas na fila. A consulta de glaucoma chegou a 607 agendamentos, reduzindo a fila a sete pessoas.
A consulta de estrabismo chegou a 85 agendamentos, com fila de oito pessoas, e a consulta de retina chegou a 475 agendamentos, com fila de 28 pessoas.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: PJ
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original