Alunos da Emeb Fábio Mendes lançam o jornal ‘Fala Criança’

Publicada em 01/08/2014 às 14:39

Uma sala de aula da Emeb Prof. Fábio Rodrigues Mendes, no bairro Engordadouro, virou uma verdadeira redação de jornal. Nela, os 305 alunos do 1ª ao 5º ano, durante quase cinco meses, pensaram em temas, fizeram entrevistas, fotografaram e montaram a primeira edição do jornal “Fala Criança”. A publicação foi lançada na última quinta-feira (31), na presença do secretário de Educação e vice-prefeito, Durval Orlato, da diretora de Educação Fundamental da rede municipal de Educação, Suzette Aparecida Longo Vermiglio, de supervisores de educação e de pais de alunos.

Com 12 páginas e tiragem de 2 mil exemplares, o primeiro “Fala Criança” tem espaço dedicado para opiniões, entrevistas com personalidades locais e muitas notícias. Algumas tratam até de temas polêmicos. “Eu ajudei a fazer a matéria ‘Afinal: menino brinca de boneca?’. Foi muito legal porque tem várias opiniões. Estou adorando e aprendendo muita coisa”, contou a pequena ‘repórter’ do 5º ano, Grazielle Gomes de Souza.

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

LEIA TAMBÉM
Chanceler da Oxford elogia Educação
Instituto Federal dá início ao primeiro curso em Jundiaí

Publicação, com 12 páginas, será distribuída para a comunidade local

Publicação, com 12 páginas, será distribuída para a comunidade local

A atividade integra a Oficina de Tecnologia da Educação, desenvolvida por meio do Programa Mais Educação, do governo federal, que incentiva, com a transferência de recursos, a educação integral na rede pública. Além da professora Carla Siqueira, responsável pela parte pedagógica, as aulas contam com apoio do jornalista Danilo Sanches e da oficinista Clara Siqueira, que ensinam as técnicas jornalísticas.

“É um projeto em que é trabalhada a produção de texto e a livre expressão dos alunos por meio de um portador importante que é o jornal. Os resultados são positivos. As crianças aprendem fazendo”, explica a coordenadora do Programa Mais Educação na unidade, Ana Rita Seixas Soares Liboni.

O secretário Durval Orlato elogiou o jornal

O secretário Durval Orlato elogiou o jornal

Elogios
O secretário de Educação elogiou a publicação. “O jornal ficou muito bom. Sem dúvidas, além de ajudar a estimular a leitura e a produção de textos, ajudará as crianças a conhecerem mais a sociedade em que vivem. Através de boas e novas iniciativas como essa, a Educação de Jundiaí tem melhorado a cada dia”, destacou.

O próximo “Fala Criança” já está em processo de produção. Em agosto, a edição estará disponível. O jornal é distribuído, gratuitamente, para a comunidade local.

Roberta de Sá
Fotos: PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/01/alunos-da-emeb-fabio-mendes-lancam-jornal/
Leia mais sobre