Moradores destacam avanços da Unidade Médica Marechal
Publicada em 01/08/2014 às 18:45O novo atendimento de setores farmacêuticos reunidos na Unidade Médica Marechal, inaugurada na quinta-feira (31) pelo prefeito Pedro Bigardi, foi destacado por moradores que usaram os serviços em seus primeiros dias de funcionamento oficial.
Para Benedito de Lima Moreira, morador do Santa Gertrudes, o atendimento do setor de apoio a diabéticos é de “primeiro mundo”. “A gente vem pegar as fitas e o aparelho de medição com data e hora agendados e não perde tempo nenhum. O atendimento é ótimo”, afirmou.
Sua nora, Roberânia Moreira, que o acompanhou na primeira visita à nova unidade da Secretaria de Saúde, confirmou a boa impressão. “É maravilhoso porque não perdemos tempo, nem compromissos”, comentou.
O setor de apoio a diabéticos funciona no piso térreo, juntamente com o setor de medicamentos de uso controlado (psicotrópicos) e o programa de nutrição enteral.
No primeiro andar, onde funciona o setor de medicamentos de alto custo, o agendamento é feito apenas por data. Para Geraldo Azzoni, morador da Vila Liberdade, o ambiente melhorou muito no conforto de acolhimento aos moradores agendados e na visualização das senhas chamadas no telão.
Assista á reportagem da TVE Jundiaí
Atendimento
Diariamente, a unidade atende em média 400 pessoas no setor de alto custo, 400 pessoas nos setor de psicotrópicos, 70 pessoas no setor de apoio aos diabéticos e ainda trabalha com outras 700 pessoas atendidas pelo setor de nutrição enteral, muitas a domicílio.
O prédio também abriga um setor de atendimento a mandados judiciais e a Diretoria de Ações de Saúde, que articula os diversos programas de 37 unidades básicas ou de saúde da família e outras 17 unidades secundárias entre ambulatórios e centros especializados e de pronto atendimento.
Para o secretário de Saúde, Gerson Vilhena, os esforços para a Unidade Marechal visaram reunir setores antes dispersos com mais conforto para os usuários, no que chama de “humanização” da saúde dentro da reestruturação do setor em andamento no governo.
No caso dos medicamentos comuns reunidos na Relação Municipal de Medicamentos, autorizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a dispensação dos mesmos continua sendo feito nas unidades de saúde nos bairros.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original