Municípios discutem mudanças nos Regionais e Abertos

Publicada em 07/08/2014 às 18:49

Jundiaí sediou nesta quinta-feira (7) a terceira reunião entre municípios da região de Campinas e Sorocaba para debater mudanças no regulamento dos Jogos Regionais e Abertos. O objetivo da reunião, realizada no auditório da Escola Superior de Educação Física (Esef), foi definir uma única proposta de consenso entre as cidades para ser apresentada posteriormente ao Governo do Estado, que organiza os Jogos.

Participaram da reunião representantes de 18 cidades. Além de Jundiaí, estiveram presentes as cidades de Piedade, Franco da Rocha, Itu, Itapira, Itatiba, São João da Boa Vista, Americana, Tietê, Alambari, Votorantim, Itupeva, Águas da Prata, Louveira, Salto, Porto Feliz, Campo Limpo Paulista e Itapetininga.

LEIA TAMBÉM
Recordista de arremesso de peso ganha patrocínio

O secretário Cristiano Lopes luta pela valorização dos atletas da base

O secretário Cristiano Lopes luta pela valorização dos atletas da base

“É uma reivindicação que faço desde o ano passado por mudanças no regulamento. Queremos apresentar uma proposta para mudar algumas coisas e valorizar a base de todas as cidades. Os pedidos são iguais de cidades não só da nossa região como de outras”, disse o secretário de Esportes e Lazer de Jundiaí, Cristiano Lopes. “O regulamento alterado em 2013 não é favorável a cidades que investem na base, como fazemos em Jundiaí. As cidades podem contratar equipes inteiras somente para o período dos jogos. Isso é ruim.”

O diretor de Esportes, João Guilherme Maffia, afirmou que os Jogos Regionais vêm perdendo sua essência. “Queremos valorizar a formação do atleta. Estamos buscando fazer esporte e nada melhor que juntarmos as cidades e remarmos juntos para fomentar e melhorar o esporte”, afirmou.

A coordenadora do handebol feminino em Jundiaí, Rita Orsi, também participou da reunião e deu algumas sugestões de mudanças.

Debate
As duas reuniões anteriores ocorreram em Itapira e Paulínia. A ideia de convocar os municípios para debater as mudanças e apresentar ao Governo do Estado partiu do secretário de Esportes de Itapira, Luiz Domingues, que participou da reunião em Jundiaí.

Luiz Domingues e João Guilherme Maffia: objetivo é melhorar os Jogos

Luiz Domingues e João Guilherme Maffia: objetivo é melhorar os Jogos

“Esses encontros são um pontapé inicial para juntar o anseio de todos. Sabemos de dificuldades de enfrentar equipes contratadas. De maneira democrática, começamos essas reuniões na região de Campinas e vamos passar por todas para ouvir todo mundo e apresentar uma proposta única para o Governo do Estado. Ninguém aqui é contra nada, só queremos melhorar e valorizar o esporte da cidade”, explicou Domingues.

Durante a reunião foram discutidos temas como o sistema de sorteio do congresso técnico, melhora no sistema de cadastro dos atletas, faixa etária dos atletas, possibilidade de dividir Regionais e Abertos em duas categorias (até 21 anos e categoria livre), melhoria na divulgação dos boletins, período de disputa dos Jogos, vínculo de atletas com a cidade, evitando contratações somente para a competição, mudanças nas punições de atletas e dirigentes, entre outras coisas.

Essas reuniões também estão sendo articuladas e agendadas em outras regiões, mobilizando os municípios para que haja mudanças nos Jogos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/07/municipios-discutem-mudancas-nos-regionais-e-abertos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original