Palestra marca comemoração dos oito anos da Lei Maria da Penha

Publicada em 07/08/2014 às 14:24

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, abriu na manhã desta quinta-feira (7), no auditório da Unip, a série de atividades comemorativas aos 8 anos da Lei Maria da Penha, promulgada em 7 de agosto de 2006. A convidada para abrir a programação foi a especialista Margareth Martha Arilha Silva.

Na palestra, Margareth enfatizou que somente uma lei com tamanha importância para a mulher brasileira poderia ser motivo de comemoração. “Quem se lembra de ter comemorado alguma outra lei?”, questionou ela, que é graduada em Psicologia, com licenciatura em Educação pela USP e formação em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae. Além disso, ela é mestre em Psicologia Social pela PUC, doutora em Saúde Pública e integra o Comitê Coordenador do Consórcio Latinoamericano Contrfa o Aborto Seguro, dentre outras especializações.

LEIA TAMBÉM
Programação da Lei Maria da Penha será aberta na quinta (7)

Margareth: lei mostra que o problema existe

Margareth: lei mostra que o problema existe

O evento desta quinta-feira marcou o início de oito dias de atividades neste mês de agosto, todas alusivas à Lei, numa iniciativa da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e co-participação das secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Educação e Saúde e da Escola de Governo e Gestão do Município.

Além da titular da Coordenadoria da Mulher, Marilza Barnabé Campos, também compuseram a mesa de trabalho a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Lígia Basile, a vereadora Marilena Negro (representando a Câmara Municipal) e o diretor da Escola de Governo, Marcelo Lo Mônaco.

De acordo com Marilza Barnabé, a palestra foi dirigida para servidores públicos, especialmente educadores. “Eles serão multiplicadores de um tema que deve envolver todas as pessoas. A violência doméstica não está traduzida apenas na agressão física à mulher, mas surge dentro de um contexto de situações que muitas vezes engloba os familiares de maneira geral”, comentou a coordenadora.

A delegada Lígia Basile também destacou que todas as pessoas devem dirigir um olhar atento para a questão da violência doméstica. “Não são estranhos que estão atingindo as mulheres, mas pessoas do seu convívio familiar. Por isso, as mudanças têm de começar dentro de casa”, disse.

Graças a um trabalho cada vez mais abrangente, neste ano, em comparação com 2013, foi observada uma diminuição de 15% nos casos relatados de violência contra a mulher, somente no primeiro semestre. Mas os números ainda são altos, segundo a delegada. “Hoje, em cada 5 mulheres, uma já foi agredida”, exemplificou.

Marilza, da Coordenadoria da Mulher: comemoração aos avanços da lei

Marilza, da Coordenadoria da Mulher: comemoração aos avanços da lei

Lei abrangente
A palestrante Margareth Arilha chamou a atenção, durante o encontro na Unip, para o fato de ser a Lei Maria da Penha um divisor de águas na questão da violência contra a mulher. “A lei reconhece a existência do problema e exige ações no rumo da prevenção e amparo das vítimas”, enfatizou. Segundo ela, fica muito claro que devem ser tomadas medidas, tanto na questão da proteção quanto da saúde, do acolhimento. “E ampliar a sensibilização já é um grande passo”, concluiu.

A próxima ação está marcada para o sábado (9), no Calçadão da rua Barão, em frente à Casa da Cultura.

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

Confira a programação completa:
Sábado – dia 9
Das 9h às 11h – ação em frente à Casa da Cultura, no Calçadão da rua Barão de Jundiaí, no Centro, com distribuição de material impresso;

Terça-feira – dia 12
Às 9h – Debate e distribuição de material impresso no Cras São Camilo, rua Primo Fillipini, 65, na Vila Aparecida

Quarta-feira – dia 13
Às 9h – Ação no Conselho da Mulher, situado no espaço dos conselhos (rua Petronilha Antunes, 542, Centro)

Quinta-feira – dia 14, às 9h; Segunda-feira – dia 18, às 19h e Segunda-feira – dia 25, às 19h
Encontro com a população no Cras Jardim Tamoio, localizado na rua Manoel A. Curado, 137, Jardim Tamoio.

Terça-feira – dia 19
Às 9h – Ação no Centro de Referência do Idoso (Criju), no Complexo Argos

Quinta-feira – dia 21
Ás 9h – Debate no Conselho da Pessoa com Deficiência, no auditório do Fundo Social de Solidariedade, localizado dentro do Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), no Anhangabaú.

Sexta-feira – dia 22
Debate no salão da Igreja São José Operário, no Retiro.

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/07/palestra-marca-comemoracao-dos-oito-anos-da-lei-maria-da-penha/