Cooperação segue além de foco na infância

Publicada em 13/08/2014 às 19:21

Durante a visita da comitiva estadual na unidade de saúde, nesta quarta-feira (13), os participantes puderam notar que a cooperação interssetorial está sendo aplicada em atividades de outros segmentos, além do foco de zero a 3 anos do Programa Primeiríssima Infância. O grupo pôde conferir, em uma das salas da unidade, uma “oficina de memória” destinada ao grupo de idosos, organizada pelos agentes comunitários de saúde da UBS São Camilo.

Oficina de memória: cooperação entre UBS e Cras levada também a outros setores

Oficina de memória: cooperação entre UBS e Cras levada também a outros setores

Nesta quarta, a oficina foi ministrada pelo psicólogo do centro de assistência social (Cras), Luís Gustavo Camargo. “Eu trouxe a técnica da mandala feita com fios na cultura mexicana. Os pontos repetidos fazem parte da memória de curta duração, diferente da longa ou da remota, importante nessas oficinas”, explicou Luís Gustavo sobre o trabalho da parceria.

Enfermeira Gleice: eventos diferentes estimulam a comunidade

Enfermeira Gleice: eventos diferentes estimulam a comunidade

Mas um dos grandes atrativos da visita foi a descrição do desfile promovido na unidade, na sexta-feira (8), para meninas de 4 a 6 anos de idade, um pouco acima da faixa etária do Programa Primeiríssima Infância, e que emocionou os participantes com roupas doadas pela Planet Star, linha infantil da marca Planet Girls.

“Foi muito marcante para elas e para nós, que tivemos até um jurado internacional no júri”, afirmou o médico Roberto Godoy, referindo-se ao também médico cubano Edelangel Carraza. O evento contou com 15 meninas participantes, com torcida familiar e de amigos.

Para a enfermeira Gleice Paula da Cruz as unidades de saúde trazem muitos eventos diferentes para estimular a comunidade e a cooperação com outros setores amplia esse alcance.

Para o fisioterapeuta Everson Robello, que coordena um grupo de estudantes de convênio com a Unip, os trabalhos passam a ser pensados desde a prevenção leve até a recuperação de casos mais graves.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/13/cooperacao-segue-alem-de-foco-na-infancia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original