Sarau é novo instrumento na saúde mental
Publicada em 21/08/2014 às 18:36Os frequentadores e amigos do Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD) tiveram nesta quinta-feira (21) uma atividade diferente com a realização de um sarau. A iniciativa contou também com a estreia de um grupo de dança na entidade, que faz parte da estrutura de saúde mental da Secretaria de Saúde. O evento foi fruto de parceria com a Secretaria de Cultura.
“Embora lidemos com a questão da dependência em álcool e drogas como uma doença, o método é de trabalhar com uma terapêutica integrativa, como recomenda o Ministério da Saúde. As oficinas fazem parte desse trabalho de recuperação de cada pessoa vista como singular”, explica a coordenadora técnica do centro, Selma Ozan Fabri.
A metodologia do uso de saraus foi levada pelos diretores da Cultura, Eufra Modesto e Eliane Pinto. “É uma convergência, porque a atividade cultural não é apenas entretenimento, mas formadora de autoestima e de talentos. E o método dos saraus pode ser continuado com autonomia”, explicou Eliane, acrescentando que o local deve receber uma das apresentações da peça “Sr. Dodói”, da Cia. Municipal de Teatro.
Entre os participantes estava também o educador social Ilson Silva, do Consultório de Rua, prestando apoio de percussão. Sua equipe, como o próprio CEAD, integra a rede de saúde mental formada ainda pelos centros de atenção psicossocial (Caps Adulto e Infantil), pelo Ambulatório de Saúde Mental e pelas equipes itinerantes Nasf (Núcleo de Apoio de Saúde da Família), que atendem nas unidades de saúde.
O evento contou ainda com a estreia do grupo de samba de roda Tunpé (palavra apontada como de origem afrobrasileira, significando reviver), organizado pela educadora física Tamíris Roque.Além do setor cultural, o CEAD e outros serviços do setor começam a ampliar parcerias com o setor de esportes e lazer como em aulas promovidas em horários específicos no Bolão.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial