Simpósio discute importância da preservação dos patrimônios

Publicada em 21/08/2014 às 18:29

Ampliar os conceitos sobre patrimônio, apresentar o conhecimento científico na área patrimonial e estimular o debate sobre o tema entre estudantes, profissionais da área e a população são as propostas do 2º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial.

Realizado pela Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural em parceria com a Fatec, o evento foi aberto nesta quinta (21), no Complexo Fepasa, e prossegue nesta sexta (22) e sábado (23). A programação envolve palestras, debates, apresentação de atrações culturais e um passeio pelos prédios históricos da cidade.

Simpósio sobre patrimônios aberto no Complexo Fepasa

Na abertura, o secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou o compromisso do governo Pedro Bigardi com a preservação do patrimônio cultural da cidade. “Jundiaí é privilegiada neste sentido, pois conta com um grande acervo patrimonial, a exemplo do Complexo Fepasa, edificado há mais de um século. E este simpósio vai fazer com que o conhecimento saia das prateleiras das universidades e se torne acessível à população”, disse.

Para o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto, o encontro contribui para esclarecer a população sobre o tema. “A ideia é instigar o debate sobre os patrimônios material e imaterial para que as pessoas entendam melhor e, a partir daí, discutam políticas de preservação e salvaguarda.”

A diretora da Fatec, Viviane Rezi Dobarro, ressaltou a importância do evento como forma de divulgar o conhecimento científico na área patrimonial. “Esta parceria da academia com o poder público abre oportunidade para que a população tenha acesso aos trabalhos e pesquisas realizadas na área patrimonial e abre espaço para discutir políticas públicas voltadas à preservação.”

Estudante de arquitetura, Mikaele Dias Lima, de 21 anos, considera importante debater o tema. “Achei interessante a ideia deste simpósio, pois o patrimônio histórico de Jundiaí é muito rico e precisa ser preservado”, disse a estudante, que pretende atuar na área de restauro e preservação.

Programação
O evento prossegue nesta sexta-feira (22), a partir das 8h30, com palestras, debates e atrações culturais. As atividades acontecem na Sala dos Relógios e auditório da Fatec, no Complexo Fepasa.

Para encerrar, no sábado (23), às 9h, será realizado um passeio monitorado pelos prédios históricos da cidade, tendo como ponto de partida a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, passando pelo Teatro Polytheama, Praça Ruy Barbosa, Catedral Nossa Senhora do Desterro e Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.

Viviane Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/21/simposio-discute-importancia-da-preservacao-dos-patrimonios/
Leia mais sobre