Visita ao Solar antecipa ações da Semana do Idoso

Publicada em 22/08/2014 às 18:04

A visita teve momentos curiosos, desde o antigo urinol até resquícios arqueológicos

A visita teve momentos curiosos, desde o antigo urinol até resquícios arqueológicos

A primeira visita de moradores idosos ao Museu Solar do Barão mostrou um importante aspecto social que vai ao encontro do tema da 17ª Semana do Idoso, que está sendo preparada por diversos setores da Coordenadoria Municipal do Idoso. Entre os participantes, havia pessoas que moram há mais de 50 anos na cidade e não conheciam o museu público por algum “receio”. A visita foi realizada nesta sexta-feira (22).

“Um dos motivos para a criação das coordenadorias foi exatamente reforçar a atenção sobre setores importantes da comunidade, como é o caso dos idosos”, diz o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Rede de saúde inicia preparativos da Semana do Idoso

A visita deu-se pelo projeto “Eu Sou a Melhor Idade”, organizado pela Secretaria de Saúde na unidade básica UBS São Camilo, e envolveu a visita monitorada às exposições “Operários” e 150 Anos do Solar do Barão de Jundiaí e das esculturas de Silvana Ran, além dos jardins do museu.

A visitante Cléudia da Silva Corrêia comentou que sempre passou na frente do Solar do Barão mas nunca soube que era um local de entrada gratuita. “Mas gostei muito desse lugar”, destacou sobre a visita e até as histórias do casarão, aberto em 1862 com grossas paredes de taipa de pilão.

Para a socióloga Creusa Claudino, da equipe de museus da Secretaria de Cultura, o detalhe é importante porque ainda existem muitos moradores que não desfrutam dos espaços culturais gratuitos. “As pessoas, digamos assim, mais simples reconhecem sua oportunidade apenas em momentos como na mostra de presépios, onde há detalhes famosos como o monjolinho”, comenta.

Assista à reportagem da TVE Jundiaí

Para equipe de saúde, projeto foi inspirado em outras iniciativas da rede

Para a equipe de saúde, projeto foi inspirado em outras iniciativas da rede

Projeto
A equipe da UBS São Camilo afirma que as visitas também continuam em setembro. “Esses passeios são também uma maneira de reforçar a autoestima como parte da saúde”, afirma a enfermeira Gleice Paula da Cruz, coordenadora do projeto com as agentes comunitárias Regiane Oliveira e Daniela Camargo.

Elas lembram que houve inspiração também em projetos anteriores voltados a esse público na rede básica, como da UBS Retiro e da UBS Eloy Chaves, entre outras.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/22/visita-ao-solar-antecipa-semana-do-idoso/