Visita aos prédios históricos encerra Simpósio

Publicada em 23/08/2014 às 19:53

Um passeio monitorado pelos principais prédios históricos do Centro de Jundiaí encerrou o 2º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, aberto dia 21 (quinta-feira). A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes foi o ponto de partida do passeio, que prosseguiu pela escadaria Monte Castelo, Teatro Polytheama, Praça Rui Barbosa, Catedral Nossa Senhora do Desterro e Museu Solar do Barão.

LEIA TAMBÉM
Visita ao Solar antecipa ações da Semana do Idoso

Teatro Polytheama integrou o roteiro dos patrimônios

Teatro Polytheama integrou o roteiro dos patrimônios

A valorização da Cultura em Jundiaí é uma das ações do Programa de Metas, idealizado pelo prefeito Pedro Bigardi e colocado em prática desde 2013.

O diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto, explica que o roteiro privilegiou os patrimônios materiais tombados da cidade. “A ideia deste passeio é que as pessoas conheçam os patrimônios, pois para cuidar é preciso antes conhecer. A preservação passa a ser uma preocupação a partir do momento que as pessoas conhecem e se apropriam dos espaços.”

Para o pesquisador do Instituto Histórico e Geográfico de Itapetininga, Hemelio Moraes, que participou dos três dias de simpósio, Jundiaí é um exemplo a ser seguido. “Pretendo levar esta experiência para Itapetininga, Jundiaí está adiantada no que se refere ao patrimônio e preservação. É muito importante este trabalho de utilidade pública desempenhado pelo poder público, levando conhecimento à população sobre seus patrimônios.”

Balanço
Realizado pela Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural em parceria com a Fatec, o 2º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial contou com a presença de cerca de 200 pessoas, que participaram dos debates, palestras e assistiram às apresentações de trabalhos e pesquisas na área de patrimônio.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, fez uma avaliação positiva do encontro. “É um evento importante à medida que faz uma reflexão sobre o tema, principalmente quando se envolve a academia, pois a educação colabora na defesa do patrimônio.”

Donizetti destacou a troca de experiências proporcionada pelo simpósio. “Foi muito produtivo, foram inscritos e apresentados trabalhos de Jundiaí e de outras cidades, o que permitiu a troca de experiências.”

A aluna do curso de Arquitetura, Mikaele Dias Lima, que participou dos três dias de simpósio, aprovou a iniciativa. “Passei a conhecer melhor Jundiaí e ter uma visão mais apurada sobre os patrimônios da cidade, valeu a pena.”

Viviane Rodrigues
Fotos: divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/23/visita-aos-predios-historicos-encerra-simposio-sobre-patrimonios/
Leia mais sobre