Prefeito visita a nova sede da Defesa Civil
Publicada em 25/08/2014 às 17:48O prefeito Pedro Bigardi visitou as novas instalações da base fixa da Defesa Civil de Jundiaí que ganhou mais estrutura no novo endereço. Desde a semana passada, o órgão atende na rua Dino, 843, no mesmo prédio da Unidade de Serviço Leste, da Secretaria de Serviços Públicos, na Ponte São João.
Para o prefeito, a Defesa Civil é um dos organismos mais importantes no elo entre as outras secretarias nas ações junto às áreas de risco. “Por isso é fundamental dar condições de instrumentos de ação para que o trabalho realizado seja cada vez melhor”, destacou.
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil alerta para a baixa umidade do ar
Para o coordenador do órgão, coronel Eduardo Luiz Carbonari, as novas instalações proporcionam melhor acomodação tanto para as equipes quanto para os equipamentos e materiais utilizados nas operações. A nova sede conta com três salas, sendo duas administrativas e uma para reuniões.
“Também vai ajudar porque fica próximo aos bairros que consideramos áreas de risco, como Jardim São Camilo e Tamoio”, explicou o coordenador. “A logística propicia no que diz respeito às saídas para atender ocorrências.”
Os telefones para chamadas de emergência da Defesa Civil continuam os mesmos: (11) 4586-0666 ou 199.
Mais investimentos
O prefeito Pedro Bigardi tem se preocupado em oferecer toda infraestrutura para o desempenho no trabalho da Defesa Civil. Em maio de 2014, o órgão ganhou reforço nas operações de auxílio à Guarda Municipal e ao Corpo de Bombeiros no combate a incêndio florestal – uma caminhonete da marca Volkswagem, modelo Amarock, 4×4, turbo diesel, equipada, dentre outros materiais, com uma moto-bomba acoplada a um tanque flexível com capacidade para 700 litros de água. Além da Amarock, o órgão conta com mais uma caminhonete e dois carros.
Em junho, o prefeito assinou o acordo de cooperação entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e a Prefeitura de Jundiaí para o desenvolvimento do projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, que será instalado em nove pontos da cidade, sem custo para o município.
O estudo prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local.
Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
-
30/12/2024
Fundo Social promove campanha para vítimas das chuvas
-
30/12/2024
Nota Oficial – Chuvas
-
23/12/2024
Prefeitura de Jundiaí alinha ações de apoio a Várzea Paulista