Jundiaí exporta modelo do Festival Gastronômico

Publicada em 26/08/2014 às 15:37

O Festival Gastronômico Sabores de Jundiaí, desenvolvido pela Prefeitura, inspirou a proposta de criação do Passaporte Circuito das Frutas, apresentada nesta terça-feira (26) durante reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico Circuito das Frutas. A proposta foi aprovada por unanimidade.

A reunião, em Jundiaí, contou com a participação de representantes das dez cidades que integram o Polo Circuito das Frutas, além dos prefeitos de Itatiba, João Farttori, que é o atual presidente do projeto, e de Morungaba, José Roberto Zem. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Marcos Brunholi, representou o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
A Qualidade na vitrine do Pesca Econômica
Jundiaiense faz fila para retirar copos do ‘Sabores de Jundiaí’

O secretário Marcos Brunholi: mais visibilidade ao turismo

O secretário Marcos Brunholi: mais visibilidade ao turismo

Conforme a proposta, o passaporte Circuito das Frutas teria o objetivo de fomentar o turismo rural das cidades da região, além de dar maior visibilidade ao segmento. “A ideia foi excelente e vai ao encontro daquilo que o prefeito Pedro Bigardi tem defendido, que é alinhar as atividades do Polo com o desenvolvimento de ações como essa, que, a exemplo do Sabores de Jundiaí, deve ser um sucesso”, comentou Marcos Brunholi.

O sistema de acúmulo de carimbos visando à aquisição de brindes também seria adotado no Passaporte Circuito das Frutas. “A diferença seria o tipo de brinde, que podem ser estadias em pousadas e hotéis, almoços ou outras formas de bonificação para quem atingisse a quantidade de carimbos”, explicou Marcela Moro, diretora de Turismo da Secretaria. Segundo ela, a vantagem é que o titular de um passaporte geralmente leva acompanhante, as vezes a família toda, fazendo aumentar o volume de público nas propriedades rurais que exploram a gastronomia, o artesanato e a produção de frutas e vinhos.

O encontro reuniu representantes das dez cidades do Circuito

O encontro reuniu representantes das dez cidades do Circuito

Revista
Além do passaporte, também foi aprovada a proposta de lançamento de uma revista sobre o turismo rural do Polo Circuito das Frutas. A ideia foi apresentada por uma editora que já explora esse tipo de material editorial e que vai auxiliar também na logística, já que a distribuição atingirá diversas praças do Estado. “Uma edição especial, dedicada ao polo daria ainda maior visibilidade às cidades, atraindo o interesse dos turistas”, comentou Marcela.

Outro ponto discutido no encontro foi a implantação de outdoors nas entradas das cidades que compõem o Circuito das Frutas. Um modelo padronizado foi apresentado e aprovado pelos representantes. Os portais ou totens, como estão sendo chamados, trariam a identificação de cidade integrante do polo.

O Polo Circuito das Frutas é formado pelas cidades de Atibaia, Jundiaí, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/26/jundiai-exporta-festival-gastronomico/