Reunião discute preparativos da Semana da Pátria

Publicada em 26/08/2014 às 18:51

A Prefeitura de Jundiaí reuniu representantes das diversas secretarias e de organizações envolvidas na realização da Semana da Pátria nesta terça-feira (26) para discutir os últimos preparativos do evento, que tem início no dia 1º de setembro e culmina com o desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil no dia 7 de Setembro.

A pauta da reunião incluiu a organização, segurança e estrutura do desfile, além da programação da Semana da Pátria, que inclui a tradicional corrida da Escola Superior de Educação Física (Esef), hasteamento de bandeiras na Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro, e desfile cívico.

Proposta é despertar o civismo na população

Segundo o diretor da Divisão de Fiscalização de Trânsito, Thiers Marques Neto, a programação do evento foi desenvolvida para envolver a população. “A ideia é despertar o civismo na população e superar o sucesso de público do ano passado, que levou 10 mil pessoas para a avenida Luiz Latorre, no dia do desfile.”

“A proposta é proporcionar evento educativo e cultural para a população”, disse o secretário de Cultura Tércio Marinho, destacando que o número de grupos e entidades participantes, a ordem do desfile e detalhes da estrutura serão divulgados nos próximos dias.

Programação
A programação da Semana da Pátria já está definida. As comemorações começam na segunda-feira, 1º de setembro, às 9h, com o fogo simbólico, que sairá da Esef, no Anhangabaú, e seguirá em revezamento com o Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e alunos do Peama até a Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro.

Na praça, quando a tocha chegar, por volta das 10h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, com a participação de autoridades.

As comemorações continuam durante toda a semana, com o ato cívico no Centro. Todos os dias, às 8h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e a execução do Hino, e o arriamento às 18h. Cada dia, uma corporação ou entidade da sociedade civil será responsável pelo ato. Na terça-feira (2), será a Polícia Militar; na quarta (3), o Corpo de Bombeiros; na quinta (4), a Guarda Municipal; na sexta-feira (5), o movimento sindical e social; e no sábado (6), as entidades do comércio.

Encerrando a programação, no domingo, dia 7 de setembro, ocorre o Desfile Cívico e Militar, na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 8h30. Haverá distribuição de bandeiras do Brasil e de Jundiaí. A avenida será interditada das 6h ao meio-dia.

A Secretaria de Transportes vai oferecer uma linha de ônibus saindo dos terminais Central e Hortolândia especialmente para quem deseja participar do desfile. Os ônibus sairão de 20 em 20 minutos, das 7h às 11h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/26/reuniao-discute-preparativos-da-semana-da-patria/
Leia mais sobre