Professores municipais fazem visita técnica ao rio Capivari
Publicada em 27/08/2014 às 13:38Um grupo de professores da rede municipal de Jundiaí percorreu pontos por onde passa o rio Capivari. O objetivo foi conhecer de perto o funcionamento de uma bacia hidrográfica e verificar a situação do rio que nasce na região norte do município, onde ficam os bairros do Mato Dentro e Rio Acima, e percorre 212 km até desembocar no rio Tietê, na cidade de mesmo nome. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (27) e integra o projeto de educação ambiental da Secretaria de Educação, desenvolvido desde 2013, uma das metas do governo do prefeito Pedro Bigardi.
“Esta é a quarta aula do curso de educação ambiental em recursos hídricos, oferecido aos professores do Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). Desde abril, eles recebem subsídios técnicos e teóricos para trabalhar o tema dentro da escola. E, para finalizar, não poderia faltar um momento como este, que é o de verificar de perto um rio e treinar o olhar para analisar o entorno”, explicou a supervisora de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Claudete Formis.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura entrega lote de brinquedos para Emebs
Feira da Amizade: 23 entidades participam da festa neste ano
Antes da visita, os professores, que atuam nas Emebs Professor Pedro Clarismundo Fornari e Rotary Clube, participaram de uma aula com o professor do Centro Tecnológico de Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Romera, e o diretor da Etec Benedito Storani, Eduardo Alvarez.
Depois, o grupo seguiu para a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, no bairro Mato Dentro, que abriga nascente do rio Capivari e pontos por onde passa o rio. A última parada do grupo foi uma a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro dos Fernandes, que como a ETE São José (no Corrupira) trata esgotos da região e devolve água ao rio Capivari.
“É importante para as pessoas saberem como a natureza funciona. A relação com o meio ambiente se torna diferente e todos passam a entender aspectos importantes como o uso do solo, a necessidade de preservação e a qualidade da água”, concluiu Paulo.
Cream
Desde que assumiu, uma das preocupações do prefeito Pedro Bigardi são as questões ambientais. Em março de 2014, ele inaugurou o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), onde os alunos da rede municipal de ensino podem estudar o meio ambiente e conhecer de perto a Serra do Japi. “Educação ambiental é importantíssima. Quando se tem o conhecimento em mãos, o desejo de preservar é ainda maior”, comentou Bigardi na ocasião.
Roberta de Sá
Foto: Cleber de Almeida
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra