Curso de jardinagem dá oportunidade de emprego e renda

Publicada em 28/08/2014 às 14:28

Há três anos, a terra e as plantas fazem parte da vida do jardineiro Paulo César de Campos. Mas, por falta de oportunidade de profissionalização, os trabalhos eram escassos. Com a realização do curso de jardinagem oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss), da Prefeitura de Jundiaí, Paulo César está prestes a ser empregado e já pensa até em montar o próprio negócio.

A iniciativa de proporcionar uma oportunidade de trabalho com os cursos do Fundo Social foi idealizada pela primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Funss, e pelo prefeito Pedro Bigardi. “Mais de mil pessoas já foram capacitadas nos cursos oferecidos gratuitamente”, comentou Margarete.

LEIA TAMBÉM
A força do voluntariado que move o Funss

Paulo César e alunas do curso: mais oportunidade de emprego

Paulo César confirma a importância do curso. “Faço serviços esporadicamente em jardins domésticos. Fui convidado para trabalhar em uma empresa mas, como não tinha especialização, não puderam me contratar. No mesmo mês apareceu o curso de jardinagem do Fundo Social. Agora vou conseguir a vaga e até, quem sabe, montar meu próprio negócio”, comemorou.

A turma de Paulo César concluiu, nesta quinta-feira (28), o curso de jardinagem básica, na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). Ministrado pela técnica agrícola Luciana Moraes, o curso é dividido em dois dias (teórico e prático) e já formou 40 pessoas. “Nas aulas passamos informações de como fazer um jardim, preparo do solo, plantio, escolha das espécies e poda”, explicou Luciana.

Prefeito e primeira-dama na entrega de certificados no Fundo Social

Para todos
Ainda de acordo com a técnica, o curso aumenta o número de profissionais atendendo a demanda do mercado. “Está difícil encontrar um jardineiro com formação, que entenda o que cada espécie necessita e faça um planejamento de como montar um jardim.”

Já o aposentado Francisco José Barbosa, também aluno do curso, disse que pretende dar um novo formato para o jardim de casa e até tentar um novo trabalho. “Me aposentei, mas não dá para ficar parado. Quero uma atividade relacionada à jardinagem para ter uma renda extra.”

O curso, que teria apenas uma edição, foi um sucesso e contou com mais de 80 inscritos. Com isso, outras duas turmas foram abertas. Agora, o Fundo Social de Solidariedade estuda a possibilidade de praticar também um curso avançado de jardinagem.

Luiza Ronchi
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/28/curso-de-jardinagem-da-oportunidade-de-emprego-e-renda/