Prefeito Pedro Bigardi visita a G9 Galeria Pública de Arte
Publicada em 28/08/2014 às 14:26Expressão de arte urbana, o grafite ganha espaço em uma das principais avenidas de Jundiaí: a Nove de Julho. Numa iniciativa da Prefeitura de Jundiaí, o muro de arrimo do local foi transformado em uma galeria a céu aberto, composta por 20 painéis produzidos por artistas de Jundiaí e região. O espaço recebeu o nome de G9 Galeria Pública de Arte e será inaugurado neste domingo (31), às 16h, com apresentação do grupo de hip hop Live Set Nervosound.
O projeto, viabilizado pelas secretarias de Cultura e Serviços Públicos, é mais um investimento do governo Pedro Bigardi na democratização e universalização do acesso à cultura no município. “Fiquei muito feliz pela iniciativa ter grande aceitação por parte dos artistas e também da população. A qualidade dos trabalhos é impressionante e vão dar vida a um local que passou muitos anos abandonado”, salienta o prefeito.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura realiza mutirão em parceria com CPFL
Prefeito visita obras de pavimentação no Água Doce
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destaca que a nova galeria passa a integrar o circuito cultural da cidade. “Esta intervenção é um exemplo de ocupação do espaço urbano, no qual se valoriza a arte, o artista e a população, que passa a ter acesso às obras destes artistas”, diz.
O espaço foi preparado pelas equipes de trabalho da Secretaria de Serviços Públicos. O muro de 430 metros lineares foi preparado, rebocado e pintado para receber as obras, e o espaço revitalizado para abrigar a galeria. “É uma ideia fantástica ter uma galeria a céu aberto na cidade, deixando a avenida Nove de Julho ainda mais bonita. É uma forma de valorizar o artista de rua e oferecer arte à população”, enfatiza o secretário Aguinaldo Leite.
A nova galeria passa a fazer parte da estrutura do Museu Histórico e Cultural, sob direção de Jean Camoleze. “A ideia é propiciar um momento de arte reflexiva sobre o que é o grafite, e criar um novo espaço expositivo na cidade. O grafite é uma arte urbana que está presente no cotidiano, participando da formação dos indivíduos.”
Inédito
O projeto da galeria ao ar livre foi desenvolvido pelo artista André Oliveira, conhecido como Estranho, responsável pela curadoria. “É a primeira vez em Jundiaí que temos uma ação deste porte, em que o artista é valorizado e o grafite é visto como obra de arte.”
Grafiteiro há 16 anos, Ivanilso Gomes de Sá elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esta galeria é um presente para a cidade, traz trabalhos de qualidade e quem ganha é a população.”
Fausto Cavalcanti, o Crazy, do projeto Live Set Nervosound, que irá se apresentar na inauguração, considera o projeto inovador. “É uma satisfação participar deste evento, que valoriza duas vertentes da cultura hip hop que são o grafite e a música.”
A periodicidade da exposição é de um ano. Após esse período, novos artistas serão selecionados via edital para a produção dos novos painéis.
Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PJ
Assista à reportagem da TVE Jundiaí:
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí