Emoção marca evento de apoio aos tabagistas
Publicada em 29/08/2014 às 18:55Entre as 150 pessoas que participaram do evento especial do Programa de Apoio Intensivo ao Tabagista (PAIT), promovido nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde, muitos não esconderam a emoção com os depoimentos de quem recebeu o certificado por estar sem o cigarro há mais de 12 meses. O evento marcou o Dia Nacional de Combate ao Tabaco.
“Sabemos que todos os que estão participando querem chegar mais longe ao reduzir os riscos de diversos tipos de câncer. E trabalhamos com outros setores também, desde a pediatria, para evitar esse consumo”, afirmou o secretário de Saúde, Gerson Vilhena.
Um dos participantes mais aplaudidos, Edison Rocha lembrou ter mantido o hábito de cigarros dos 12 aos 50 anos e que para mudar entrou em uma rotina mais esportiva. “Hoje ando por outras cidades para corridas de cinco ou dez quilômetros e vou chegar na maratona. Melhorou muito”, destacou ao marcar os 6 anos de mudança.
De acordo com o coordenador do programa, o cardiologista Carlos Henrique Costa, mais de 2 mil pessoas foram atendidas ao longo de 7 anos e o índice de recuperação é de 70%, com uma equipe que conta com a médica Carla, a enfermeira Filomena e as também enfermeiras Janaína, Carolina, Cristiane, Raquel, Josiane e Roberta e com o apoio da rede de atenção básica.
Nem sempre a superação é apenas comemorativa. Para Virgínia Borelli, que também chegou aos 5 anos e 2 meses sem fumar, conseguir essa marca representou “deixar de esconder atitudes de netos” e uma economia considerável no orçamento. Ela classificou o programa como “uma família” onde o apoio é coletivo.
Outras informações podem ser obtidas nas unidades de saúde dos bairros ou também pelo telefone (11) 4521-0733.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
-
21/05/2024
Jundiaí vai com delegação de 160 pessoas para Jomi em Campo Limpo Paulista
-
11/05/2024
Futuro centro de referência da infância, no Novo Horizonte, atinge 80% de obras concluídas