Emoção marca evento de apoio aos tabagistas

Publicada em 29/08/2014 às 18:55

Entre as 150 pessoas que participaram do evento especial do Programa de Apoio Intensivo ao Tabagista (PAIT), promovido nesta sexta-feira (29) pela Secretaria de Saúde, muitos não esconderam a emoção com os depoimentos de quem recebeu o certificado por estar sem o cigarro há mais de 12 meses. O evento marcou o Dia Nacional de Combate ao Tabaco.

“Sabemos que todos os que estão participando querem chegar mais longe ao reduzir os riscos de diversos tipos de câncer. E trabalhamos com outros setores também, desde a pediatria, para evitar esse consumo”, afirmou o secretário de Saúde, Gerson Vilhena.

Secretário Gerson Vilhena prestigiou o evento no auditório do NIS

Um dos participantes mais aplaudidos, Edison Rocha lembrou ter mantido o hábito de cigarros dos 12 aos 50 anos e que para mudar entrou em uma rotina mais esportiva. “Hoje ando por outras cidades para corridas de cinco ou dez quilômetros e vou chegar na maratona. Melhorou muito”, destacou ao marcar os 6 anos de mudança.

De acordo com o coordenador do programa, o cardiologista Carlos Henrique Costa, mais de 2 mil pessoas foram atendidas ao longo de 7 anos e o índice de recuperação é de 70%, com uma equipe que conta com a médica Carla, a enfermeira Filomena e as também enfermeiras Janaína, Carolina, Cristiane, Raquel, Josiane e Roberta e com o apoio da rede de atenção básica.

Nem sempre a superação é apenas comemorativa. Para Virgínia Borelli, que também chegou aos 5 anos e 2 meses sem fumar, conseguir essa marca representou “deixar de esconder atitudes de netos” e uma economia considerável no orçamento. Ela classificou o programa como “uma família” onde o apoio é coletivo.

Para Virgínia, o PAIT é uma “família” na ajuda ao tabagista

Jundiaí conta atualmente com diversos grupos ativos do PAIT além do NIS, como no Complexo Argos, na Unianchieta e na UBS Agapeama, USF Vila Esperança, USF Parque Centenário, UBS Corrupira, UBS Hortolândia, UBS Novo Horizonte, e outros ainda em formação.

Outras informações podem ser obtidas nas unidades de saúde dos bairros ou também pelo telefone (11) 4521-0733.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/29/emocao-marca-evento-de-apoio-aos-tabagistas/
Leia mais sobre