Prefeito apresenta ações de mobilidade no Concidade

Publicada em 28/08/2014 às 14:27

A mobilidade urbana, seus reflexos no desenvolvimento da cidade e as ações que terão de ser desenvolvidas para atingir as metas desejadas foram os temas debatidos na reunião desta quinta-feira (28) do Conselho da Cidade, o Concidade. Criado na administração Pedro Bigardi, o objetivo do Conselho é pensar no desenvolvimento social, econômico e urbano de Jundiaí, dentro do que determina o Programa de Metas da atual gestão.

O prefeito Pedro Bigardi, presidente do Conselho, apresentou aos conselheiros todas as ações que envolvem, direta ou indiretamente, a formatação do Plano de Mobilidade, que está sendo elaborado pela Prefeitura.

LEIA TAMBÉM
Prefeito visita obras de pavimentação no Água Doce

O prefeito Pedro Bigardi explicou o Plano de Mobilidade

“A ideia é que esse plano seja mais abrangente, pois não podemos falar em mobilidade sem pensar na região e fazer a devida interligação com as cidades”, disse. Ele lembrou também que existe uma exigência nacional para que os municípios tenham um Plano de Mobilidade. “No caso de Jundiaí, há uma exigência local diante das nossas necessidades e a mobilidade está diretamente vinculada à vida da cidade”, afirmou Bigardi.

O prefeito também fez um balanço das ações que já foram realizadas e as que estão em andamento ou previstas para acontecer dentro do contexto de mobilidade urbana. Ele citou como base para um crescimento com qualidade os principais eixos que necessitam de atenção especial e, sobretudo, investimentos, como o transporte coletivo, o sistema viário, as ciclovias e os pedestres. “Temos que integrar tudo dentro desse planejamento, contando, também, com o principal elemento estruturador da circulação na cidade, que é o BRT”, explicou.

Para a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, “há que ser considerados os bônus e os ônus de termos duas das principais rodovias do Estado cortando nossa cidade”, disse, como um dos exemplos de complicadores que o Plano de Mobilidade terá de resolver. Segundo ela, quando se tem rodovia é preciso pensar em como ligar as duas partes da cidade que ela divide.

O vice-presidente do Conselho, Mauritius Reisky, propôs a criação de células, grupos de discussão, para tratar cada tema em separado. A proposta foi aprovada.

Foi a terceira reunião de trabalho do Concidade neste ano

Maurício coordenou a composição de um grupo que vai atuar na célula Mobilidade Urbana, que ficou formado por: do lado do governo, as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Obras Públicas, Transportes, Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico. Como representantes da sociedade civil, o sindicalista Eliseu Silva Costa, Viviane Dobarro, diretora da Fatec, o empresário Vandermir Francisconi Júnior, Henrique Parra Parra Júnior e o arquiteto Araken Martinho.

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, anunciou a data da próxima reunião do Concidade, desta vez para discutir a célula Segurança. Será no dia 30 de outubro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/28/prefeito-apresenta-acoes-de-mobilidade-no-concidade/