Prefeitura abre nesta segunda (1) festividades da Semana da Pátria

Publicada em 29/08/2014 às 14:25

As comemorações pela Independência do Brasil em Jundiaí terão início nesta segunda-feira (1), às 9 horas, quando será aberta a Semana da Pátria, com o fogo simbólico, que terá seu ponto de saída na Esef, no Anhangabaú. É o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Jundiaí realiza a Semana da Pátria em comemoração ao 7 de Setembro com uma programação diversificada, envolvendo diversas secretarias municipais, órgãos militares e sociedade civil.

Durante toda a primeira semana de setembro, haverá hasteamento da bandeira na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Catedral Nossa Senhora do Desterro. Para o prefeito Pedro Bigardi, comemorar a Independência do Brasil com uma programação envolvendo toda a população é muito importante.

Segundo ele, a festa simboliza a democracia plena e comemorar é uma maneira de preservar a história do nosso País. “Essa é uma grande festa da democracia plena. É preciso comemorar e preservar a história do País”, diz o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura apresenta a Vila Dignidade
Prefeitura começa preparativos para Festa da Uva 2015

Desfile no domingo (7) encerra programação

Desfile no domingo (7) encerra programação

As comemorações começam nesta segunda-feira, 1º de setembro, às 9h, com o fogo simbólico, que sairá da Esef, no Anhangabaú, e seguirá em revezamento com o Exército, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito e alunos do Peama até a Praça Governador Pedro de Toledo, no Centro.

Na praça, quando a tocha chegar, por volta das 10h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, com a participação de autoridades.

As comemorações continuam durante toda a semana, com o ato cívico no Centro. Todos os dias, às 8h, será realizada a cerimônia de hasteamento da bandeira e a execução do Hino, e o arriamento às 18h. Cada dia, uma corporação ou entidade da sociedade civil será responsável pelo ato. Na terça-feira (2), será a Polícia Militar; na quarta (3), o Corpo de Bombeiros; na quinta (4), a Guarda Municipal; na sexta-feira (5), o movimento sindical e social; e no sábado (6), as entidades do comércio.

Desfile
Encerrando a programação, no domingo, dia 7 de setembro, ocorre o Desfile Cívico e Militar, na avenida Prefeito Luiz Latorre, a partir das 8h30. Haverá distribuição de bandeiras do Brasil e de Jundiaí. A avenida será interditada das 6h ao meio-dia. A expectativa é de que o público ultrapasse os 10 mil espectadores do ano passado.

No dia do desfile, a Secretaria de Transportes vai oferecer linhas de ônibus saindo dos terminais Central (linha 100 – Circular Desfile da Independência) e Hortolândia (linha 200 – Circular Desfile da Independência) especialmente para quem deseja participar do desfile. Os ônibus sairão de 20 em 20 minutos, a partir das 7h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/29/prefeitura-abre-nesta-segunda-1-comemoracoes-da-semana-da-patria/