9 de Julho ganha primeira galeria de artes ao ar livre
Publicada em 23/08/2014 às 15:58Artistas criando as obras em plena avenida Nove de Julho. O movimento chamou a atenção de quem passou pelo local, no último sábado (23). O painel sobre o muro de arrimo começou a ganhar as primeiras pinturas. O resultado deste trabalho poderá ser conferido no próximo domingo (31), quando será inaugurada a primeira galeria pública ao ar livre de Jundiaí. Composta por 20 painéis de grafite, a nova galeria é mais um investimento do governo Pedro Bigardi em democratizar o acesso à cultura.
LEIA TAMBÉM
Visita aos prédios históricos encerra Simpósio
Prefeito entrega escrituras e transferências à população
“Fiquei muito feliz pela grande aceitação dos artistas e população. A qualidade dos trabalhos é impressionante e vão trazer vida a um local que passou muitos anos abandonado”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, que acompanhou o trabalho na avenida, ao lado da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), e da filha Patrícia.
A galeria foi idealizada pelas secretarias de Cultura e Serviços Públicos. A transformação do muro de arrimo em painéis ficou por conta da Secretaria de Serviços Públicos. Os secretários de Cultura, Tércio Marinho, e de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, também acompanharam o trabalho dos artistas. “Esta intervenção é um exemplo de ocupação do espaço urbano, no qual se valoriza a arte, o artista e a população, que passa a ter acesso às obras destes artistas”, assinala Tércio.
“O muro de 430 metros lineares foi preparado, rebocado e pintado para receber as obras. O local está sendo revitalizado para receber a galeria, que contará com rampa para garantir a acessibilidade”, lembrou Aguinaldo Leite. O diretor do Museu Histórico e Cultural, Jean Camoleze, também esteve no local.
Inédito
O projeto foi desenvolvido pelo artista André Oliveira, conhecido como Estranho, responsável pela curadoria. “É a primeira vez em Jundiaí que temos uma ação deste porte, em que o artista é valorizado e o grafite é visto como obra de arte.”
Grafiteiro há 16 anos, Ivanilso Gomes de Sá elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Esta galeria é um presente para a cidade, traz trabalhos de qualidade e quem ganha é a população.” Para Vitor Fernandes, grafiteiro há 10 anos, a galeria é um incentivo para os artistas. “É o primeiro evento de grafite na cidade que oferece uma boa estrutura aos artistas, o que contribui para valorização desta arte.”
Viviane Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida
-
21/01/2025
Confira como chegar e como estacionar na 40ª Festa da Uva e 11ª Expo Vinhos
-
21/01/2025
Cia. Jovem de Dança leva até fevereiro temporada gratuita de espetáculos para a Sala Glória Rocha
-
21/01/2025
Reunião define detalhes com os agricultores que participarão da Festa da Uva e Expo Vinhos
-
20/01/2025
Entrada solidária da Festa da Uva será destinada ao Fundo Social de Solidariedade