Profissionais da Saúde concluem curso de especialização

Publicada em 06/08/2014 às 16:39

A Secretaria Municipal de Saúde prepara uma cerimônia para a entrega de certificados do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, administrado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). O evento acontece no dia 14 de agosto, às 9 horas, no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Com 25 participantes, sendo 12 de Jundiaí e 13 da microrregião do Centro de Referência e Vigilância de Saúde do Trabalhador (Cerest), abrangendo Várzea Paulista, Campo Limpo, Louveira, Vinhedo, Itatiba, Morungaba, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

LEIA TAMBÉM
Projeto de combate à dengue tem nova capacitação
Solenidade entrega prêmio de saúde bucal a Jundiaí

A capacitação de técnicos em Jundiaí foi realizada pela Fiocruz, referência nacional de saúde A capacitação de técnicos em Jundiaí foi realizada pela Fiocruz, referência nacional de saúde

A capacitação de técnicos em Jundiaí foi realizada pela Fiocruz, referência nacional de saúde
A capacitação de técnicos em Jundiaí foi realizada pela Fiocruz, referência nacional de saúde

“Foi um curso de duração de 18 meses com encontros presenciais e módulos a distância. Para a aprovação, cada aluno apresentou para uma banca específica um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) com temas abordando uma realidade prática na saúde do trabalhador de sua área de atuação, contribuindo assim com a principal finalidade do curso que era a apresentação de propostas práticas para o fortalecimento de ações nesta área de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde”, explica a enfermeira Maria Carolina Vincoletto, coordenadora local do curso pelo Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), ligado à Fiocruz.

Além do município de Jundiaí, outros Cerests do Estado de São Paulo foram contemplados com essa especialização. Ao lado do Cerest Regional Jundiaí, ligado à Vigilância em Saúde, o curso contou também com o apoio da Escola de Governo e Gestão.

A especialização da Fiocruz, instituição surgida em 1900 e principal referência no setor sanitário do país, coloca o tema da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana dentro das relações entre saúde, trabalho e ambiente.

O secretário de Saúde, Gerson Vilhena, confirmou presença no evento ao lado de autoridades dos demais municípios.

Ações
Entre as mais recentes operações especiais do Cerest Jundiaí, ligado ao setor de Vigilância em Saúde, estiveram a NR-7 sobre o controle médico da saúde do trabalhador em empresas e a NR-4 sobre a presença de técnicos de segurança nas equipes de trabalho.

O gerente do Cerest, Jesus dos Santos, afirma que a política nacional do setor é “alinhada com o conjunto de políticas gerais do SUS e envolve a transversalidade de ações”, buscada no aumento de parcerias da unidade com outros órgãos como a agência local da Previdência, sindicatos, entidades patronais e academia.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/08/06/profissionais-da-saude-concluem-curso-de-especializacao/
Leia mais sobre ,