Saúde forma novos especialistas para atuarem em Jundiaí
Publicada em 14/08/2014 às 18:46Em solenidade realizada nesta quinta-feira (14), com a diplomação dos participantes que concluíram uma pós-graduação de 18 meses organizada pela renomada Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Secretaria de Saúde passou a contar com novos especialistas.
“Todos que já tiveram contato com esse desafio sabem que é um caminho árduo. A Secretaria está aberta a esses trabalhos de conclusão de curso para que possamos buscar as parcerias em sua implementação”, destacou Victor Hugo Cardoso de Sá, assessor especial da Secretaria de Saúde que levou mensagem de felicitações do prefeito Pedro Bigardi e também do secretário de Saúde, Gerson Vilhena.
MAIS SAÚDE
Jundiaí conquista novo prêmio de saúde bucal
Crianças, idosos e água garantem prêmio de Saúde Bucal a Jundiaí
Com o nome de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, o curso teve carga de 472 horas e mais o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A tutora da turma, Leila Rosa dos Santos, destacou a visão de contexto que a união de pesquisa e prática proporcionam e citou casos como de queixas recorrentes de lordose, por exemplo, em serviços de pronto-atendimento, entre outros temas dos TCCs.
“Precisamos entender que o trabalhador é o cidadão SUS e que a causa de alguns problemas de saúde está no contexto do cotidiano da pessoa. Por isso, a capacitação do equipamento mais valioso que é o capital humano”, afirmou.
Curso
O curso foi implementado com apoio do Ministério da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública, da Fiocruz, em parceria com o Centro de Referência e Vigilância em Saúde do Trabalhador (Cerest Jundiaí) e com a Escola de Governo e Gestão do Município (EGGMJ).
Para César Patta, diretor de saúde do trabalho na Secretaria Estadual de Saúde, esse tema é um desafio por ser multidisciplinar e isso torna essas iniciativas ainda mais importantes. A coordenadora da Faculdade de Medicina, Célia Campanaro, argumentou que também os cursos médicos passam por revisão de diretrizes com ênfase na atuação conjunta.
O presidente da Escola de Gestão, Marcelo Lo Mônaco, destacou que a atuação da entidade viabiliza desde cursos rápidos até o apoio para formações mais amplas como essa. “Ainda neste ano teremos a conclusão do curso de dois anos de gerente de cidade. Essa parceria com Saúde e Fiocruz também foi um ponto importante”, comentou.
A solenidade contou ainda com a presença do gerente do Cerest Jundiaí, Jesus dos Santos, e de Maria Carolina Vincoletto, enfermeira da Vigilância Epidemiológica e coordenadora local do curso pelo Cesteh (Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) da ENSP/Fiocruz.
O destaque fica para as pesquisas dos trabalhos de conclusão de curso realizados em Jundiaí e região, que envolveram profissionais de áreas variadas desde unidades de saúde até pronto-atendimento ou serviços de vigilância.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original