Começa o Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial
Publicada em 20/08/2014 às 09:51O que é patrimônio imaterial? Para que serve o tombamento? Essas e outras questões serão debatidas no 2º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial, promovido pela Fatec em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, de 21 a 23 de agosto, no Complexo Fepasa, com entrada gratuita. A solenidade de abertura será realizada nesta quinta-feira (21), às 8h30, seguida por uma mesa-redonda composta por especialistas em patrimônio e apresentações de professores e estudantes da área.
O evento prossegue na sexta-feira (22) com uma programação que envolve palestras, debates e atrações culturais. Para encerrar, no sábado (23), às 9h, será realizado um passeio monitorado pelos principais patrimônios da cidade, tendo como ponto de partida a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, passando pelo Teatro Polytheama, Praça Rui Barbosa, Catedral Nossa Senhora do Desterro e Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão.
Confira AQUI a programação completa do Simpósio
LEIA TAMBÉM
Defesa Civil de Jundiaí está em novo endereço
Inscrições para o 7 de Setembro vão até sexta-feira (22)
O diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto, explica que o evento é voltado para toda a população e busca ampliar os conceitos sobre patrimônio. “As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre esse assunto, quanto mais esclarecermos e debatermos, mais a população vai preservar e valorizar o patrimônio cultural da cidade.”
Segundo a professora do curso de Eventos da Fatec, Sueli Batista, o simpósio tem como objetivo apresentar o potencial de conhecimento científico na área patrimonial na cidade de Jundiaí e região e estimular um debate sobre o tema entre estudantes, profissionais da área e toda a população.
“A ideia surgiu com o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade com o intuito de ampliar os conceitos sobre patrimônio. As pessoas sempre se remetem a prédios quando pensam em patrimônios, queremos mostrar que existem também os patrimônios imateriais, que podem ser danças típicas, comidas, artesanatos específicos da região”, esclarece Sueli.
As palestras, debates e atrações culturais são abertas ao público e acontecem na Sala dos Relógios e auditório da Fatec, no Complexo Fepasa. As atividades têm certificado de presença.
Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí