Cemitério do Centro recebe novo sistema de segurança
Publicada em 02/09/2014 às 16:15O cemitério Nossa Senhora do Desterro, localizado na região central de Jundiaí, passa por reformulações, principalmente na segurança do espaço. A Prefeitura de Jundiaí, por meio da superintendência adjunta do Serviço Funerário Municipal, realiza a colocação de grades de proteção no muro existente no local.
Também com o objetivo de ampliar a segurança, será aberto um processo de licitação para a instalação de um sistema de monitoramento por câmeras em toda a extensão do cemitério.
Vale lembrar que para a realização de mudanças no cemitério Nossa Senhora do Desterro, pelo fato do espaço ser considerado patrimônio histórico, depende de uma série de leis acerca da segurança, manutenção e modificações.
LEIA TAMBÉM
Reformas melhoram atendimento no Velório Municipal
Segundo o superintendente adjunto do Serviço Funerário, Lázaro Aparecido Ribeiro, as grades estão sendo instaladas, nesta primeira fase das obras, em pontos vulneráveis. A Guarda Municipal intensificou as rondas no local e tem obtido êxito no combate aos furtos.
Prova disso foi uma ação realizada na madrugada de domingo (31), na qual a corporação conseguiu recuperar 12 peças ornamentais que criminosos tentaram levar do cemitério. “As rondas são constantes, tanto durante o dia quanto no período noturno. O trabalho tem sido intenso”, destacou o comandante José Roberto Ferraz.
De acordo com Ferraz, os GMs da ronda noturna contam, inclusive, com as chaves do cemitério para que acessem o espaço a qualquer horário. “Também conversamos com moradores do entorno e solicitamos que entrem em contato conosco pelo telefone 153 caso percebam qualquer sinal de barulho ou movimentação estranha”.
Segundo Ferraz, a Guarda Municipal está ainda, em parceria com a Polícia Militar e Polícia Civil, trabalhando para localizar os indivíduos que praticam esses furtos. “Temos feito diversas visitas a desmanches, no sentido de buscar essas pessoas que chegam a esses locais tentando vender cobre e ferro”.
Ainda de acordo com o superintende adjunto, também foi realizada a poda das árvores no entorno – por meio da Secretaria de Serviços Públicos. “Algumas pessoas usavam as árvores para subir nos muros e ter acesso ao espaço”, explicou.
Legislação
Existem leis que proíbem a colocação de iluminação, restringem o aumento do muro e proíbem a colocação de cerca elétrica. Assim, modificar a estrutura do local demanda uma série de implicações legais, inclusive a contratação de seguranças para trabalhar no horário noturno. “Estamos buscando instrumentos legais para ampliar ainda mais a segurança do cemitério.”
Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
Assista à reportagem da TVE Jundiaí
-
02/06/2024
Segurança reforçada: Jundiaí inicia instalação de 175 novas câmeras
-
13/05/2024
Canil da GMJ está com 98% das obras concluídas
-
28/04/2024
TECNOLOGIA: GMJ colocará drone para identificar pontos de focos de incêndios na Serra do Japi
-
06/04/2024
GMJ captura cerca de 30 foragidos da justiça no 1º trimestre de 2024