Desfile de Sete de Setembro tem novidades
Publicada em 04/09/2014 às 17:04O desfile comemorativo do Dia da Independência neste domingo (7), às 8h30, na avenida Prefeito Luiz Latorre, vai contar com novidades entre os participantes. Uma delas é a presença de produtores rurais, que devem trazer tratores ou caminhões para o evento. O encerramento contará com um grupo de cavaleiros.
O prefeito Pedro Bigardi destaca a importância de comemorar a data. “Essa é uma grande festa da democracia plena. É preciso comemorar e preservar a história do País”, salienta.
“Estamos estimulando essa participação para que as pessoas se lembrem que Jundiaí continua sendo uma cidade com atividade agrícola de muitas famílias”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.
Várias secretarias estão envolvidas na organização do evento, que este ano registrou aumento no número de entidades e participantes em relação a 2013. São 34 entidades e 1,8 mil participantes – no ano passado foram 31 entidades e 1,4 mil participantes.
Na Secretaria de Saúde, um grupo de funcionários também estará presente. De acordo com o secretário Gerson Vilhena, a participação é voluntária. “Achamos que a saúde pública é uma conquista da cidadania e isso deve ser representado”, afirmou.
A expectativa é que o público ultrapasse as 10 mil pessoas do ano passado. Haverá distribuição de bandeiras do Brasil e de Jundiaí. A avenida será interditada das 6h ao meio-dia. Às 8h, as autoridades participam do hasteamento das bandeiras na praça do cruzamento da avenida Nove de Julho com a avenida Luiz Latorre.
Na ordem de apresentação, o desfile será aberto pelos soldados e viaturas do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), do Exército, seguido pela Polícia Militar, pela Polícia Militar Rodoviária, pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Civil e pela Guarda Municipal de Jundiaí.
Em seguida desfilam grupos da Divisão de Fiscalização do Comércio (da Secretaria de Finanças), da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saúde.
A comunidade entra a seguir com a Intermédica, a Unimed, o Conselho de Corretores de Imóveis (Creci), o Clube do Carro Antigo, o Fusca Clube, o Jeep Clube, o Grupo de Escoteiros Serra do Japi, o Grupo de Escoteiros Curuqui, o Clube de Desbravadores Conexão Japi, o Clube de Aventureiros Órions, o 82º Grupo Escoteiro Jundiá, o Grupo Escoteiro Dom Gabriel, a Ordem Demolay e o Clube Aventureiros Lumi Maná.
As escolas marcam presença com a EMEB Rotary Club, o Colégio Futura Jundiaí e, depois da Pastoral do Menor (Paim), com a Escola Técnica Vasco Venchiarutti (Etevav) e com a Escola Superior de Educação Física (Esef). Após a Secretaria Municipal de Esportes e da Jundiaí Ocelots Football, será a vez das escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi).
A Secretaria de Esportes e Lazer traz os pilotos e carros da equipe QG Racing de Kart, dividindo o desfile com os atletas das modalidades esportivas. Pela primeira vez, a equipe de pedestrianismo desfilará como uma modalidade própria e divulgando ainda programas desenvolvidos como o Zumba nos Bairros, Torcendo por Jundiaí e Circuito do Esporte.
Os produtores rurais de Jundiaí, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo, desfilam em seguida destacando a importância dos bairros rurais. Em seguida, o Bloco dos Motociclistas desfila com integrantes de diversos motoclubes da cidade antes do encerramento do desfile, realizado pelos cavaleiros do bloco Amigos do Cavalo.
Transporte
A avenida Luiz Latorre vai ser interditada das 6h às 12h no domingo. A Secretaria de Transportes vai oferecer linhas de ônibus saindo dos terminais Central (linha 100 – Circular Desfile da Independência) e Hortolândia (linha 200 – Circular Desfile da Independência) especialmente para quem deseja participar do desfile. Os ônibus sairão de 20 em 20 minutos, a partir das 7h.
Estrutura
Para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, haverá duas tendas cobertas com rampa. Durante o período de desfile estarão à disposição 30 banheiros químicos, sendo seis para pessoas com necessidades especiais.
Equipes de saúde estarão disponíveis para atender a população, na concentração do desfile, no percurso e na dispersão, com apoio de ambulâncias.
O Desfile Cívico e Militar encerra a programação da Semana da Pátria, que teve início no dia 1º com a corrida dos atletas e cerimônia do fogo simbólico, e prosseguiu durante a semana com atos cívicos na Praça Governador Pedro de Toledo.
Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí