Prefeitura promove capacitação para pessoas com deficiências

Publicada em 04/09/2014 às 11:00

Desenvolvendo a inclusão social e garantindo os direitos de todos os cidadãos, a Coordenadoria da Pessoa com Deficiência apoia a ação “Prazer em Conhecer Efetivando”, que será realizada nesta quinta-feira (4).

Das 10h às 15h, as empresas da região vão selecionar pessoas com deficiência para a inclusão no mercado de trabalho, no Posto de Atendimento ao Trabalhador de Jundiaí (PAT). O endereço é rua Barão de Jundiaí, 1093, Centro. Para mais informações ligue: 4815-7941 ou 4815-7977.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura apoia ação que emprega deficientes

Reinaldo: "Qualificação para inclusão no mercado de trabalho"

Reinaldo: “Qualificação para inclusão no mercado de trabalho”

A ação realizada pelo Ciesp e a Delegacia do Trabalho de Jundiaí, convida todas as pessoas com algum tipo de deficiência, do aglomerado urbano, para se cadastrar. Devem levar todos os documentos pessoais, currículo, além do laudo médico contendo o CID 10, o qual comprova o tipo de deficiência. Mais de 20 empresas farão as contratações e caso a pessoa não tenha qualificação específica para determinada função, ela será encaminhada a uma capacitação.

“Essa é uma ação pontual que garante a inclusão das pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho. A coordenadoria vai orientar as pessoas que já são qualificadas a se encaixar em uma vaga disponível. E as que não tiveram essa oportunidade, contam agora com esse caminho para se capacitar”, explica o coordenador Reinaldo Fernandes.

banner-efetivandogPreparação
A missão da Coordenadoria vai além de cadastrar e encaminhar as pessoas ao mercado de trabalho. A capacitação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), conta com o apoio do Senac, Senai e Sesi.

Além disso, a coordenadoria, junto com a Secretaria de Educação, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), faz uma pareceria para preparar as pessoas com alguma deficiência. “Muitas vezes os jovens ainda não estão preparados para passar por alguma capacitação do Pronatec, por exemplo. Então, encaminhamos ao EJA para que sejam preparados”, explica a assessora municipal da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Sueli Ruiz Bauer.

Leis
A Lei Federal 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências, completou 22 anos. Mas, apesar da idade, ainda não atingiu os objetivos. “De fato, a lei tem pouco mais de 5 anos, considerado aqui o tempo em que a discussão sobre o cumprimento ganhou maior intensidade”, disse Fernandes.

Ainda de acordo com o coordenador, a Lei de Cotas para Deficientes determina que as empresas brasileiras com mais de 100 empregados preencham de 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. “Em todo o País, as empresas até abrem vagas para deficientes, mas não os contratam. Alegam falta de qualificação. Por outro lado, as pessoas com deficiência reclamam que as empresas precisam abrir vagas adequadas às suas necessidades. Por isso estamos intensificando a capacitação”, comentou.

Luiza Ronchi
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/04/prefeitura-promove-capacitacao-para-pessoas-com-deficiencia/