‘Zoogame’ avalia conhecimento sobre doenças
Publicada em 04/09/2014 às 18:36Juntando conhecimento, boa vontade e muita criatividade, uma equipe do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, desenvolveu um jogo eletrônico de perguntas e respostas para ações e eventos realizados pelo setor.
O objetivo do ‘Zoogame’, como foi batizado, é avaliar de forma interativa e divertida o nível de conhecimento das pessoas sobre assuntos da área de atuação do controle de vetores de doenças como dengue e outras.
“Queremos usar o jogo em nossos treinamentos e capacitações para fazer uma avaliação dos participantes. Como ele armazena todas as informações, conseguimos ter um banco de dados com estatísticas, por exemplo, das questões com mais respostas erradas, o que permitirá pontuar as reais necessidades e melhorar nosso treinamento”, destaca Ana Lúcia.
Além dos treinamentos, o jogo também poderá ser usado em ações e eventos da área da saúde com a população em geral, como uma ferramenta para interagir e informar o público.
Reciclagem
A estrutura do jogo é simples e tudo foi feito com material reciclado. Foram usados a CPU de um computador que estava para ser descartado, um projetor, um telão ou uma tela, cabos e fios. Além da madeira para construir dois púlpitos, onde os jogadores se posicionam e apertam os botões. “O software com as perguntas e respostas também foi desenvolvido por nossa equipe”, explica o agente de zoonoses Daniel Maia. No jogo da dengue, por exemplo, são 40 perguntas diferentes com respostas objetivas.
O jogo está sendo desenvolvido e projetado há cerca de um ano pela equipe e já passou por vários aperfeiçoamentos até chegar nessa versão. O lançamento oficial do ‘Zoogame’ será feito nesta segunda-feira (8), às 14h, no Centro Comunitário São Francisco de Assis, no Novo Horizonte, durante treinamento com agentes comunitários de saúde da UBS Novo Horizonte e alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí.
Além de Ana Lúcia e Daniel Maia, a equipe envolvida na criação do jogo conta com os agentes de zoonoses César Karling, Afonso Oliveira e Roseli Romualdo, o agente de fiscalização Rafael Castalli e a bióloga Gabriela Ballarin.
O CCZ integra a diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, ao lado da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, da Vigilância de Alimentos, do Centro de Referência e Vigilância de Saúde do Trabalhador (Cerest) e do Serviço de Verificação de Óbitos.
Niza Souza
Foto: Alessandro Rosman
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial