Ato abre a inédita galeria de arte na Nove

Publicada em 06/09/2014 às 15:18

Um ato na manhã deste sábado (6) inaugurou oficialmente a G9 Galeria de Arte Pública, um pioneiro conjunto de 20 painéis de arte ao ar livre instalado pela Prefeitura de Jundiaí na avenida Nove de Julho.
Vinculados aos trabalhos do grafite, as artes foram escolhidas pela curadoria de André Oliveira (Estranho). Agora, o local passa a ser um setor do Museu Histórico e Cultural, como o Solar do Barão, o Centro de Memória e a Pinacoteca.

VEJA AS FOTOS DA GALERIA
Novo Horizonte dá demonstração de amor à Pátria

“A arte urbana é um fenômeno reconhecido mundialmente, mas na cidade ainda era marginalizada. Essa medida faz parte dos esforços do prefeito Pedro Bigardi de valorizar todos os setores e não depende apenas do setor de cultura. A previsão é de ainda termos focos de luz noturna em cada painel e um piso de acessibilidade a cadeirantes para a parte superior”, explicou o secretário Tércio Marinho, da Cultura, em nome do governo.

Ato inaugura nova galeria 24 horas, com vinte artistas do grafite

Além do próprio Estranho, podem ser vistos na exposição (com duração de um ano) os artistas Insane, Nem, Dario Gordon, Esgoto, Feik, Nick Alive, Horácio, Gen Duarte, Imortal, Moai, Lan, China, Amanda Vice, Igor, Dimi, Mib, Skolas, Acne e Mêr, em estilos bastante variados e surpreendentes.

“O grafite é parte da cultura hip hop, que gera também a break dance, o rap e os mestres de cerimônias. Mas cada setor tem seu espaço próprio”, comentou o DJ Piggy, que marcou o evento com uma apresentação ao lado do MC Crazy Emeecy entre composições próprias e “samples” de Funk Como Le Gusta ou Thaíde.

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, enviou mensagem reafirmando a disponibilidade de apoio a iniciativas desse tipo, levada pelo diretor Leandro Galli. Para a nova galeria, o antigo muro de arrimo de 430 metros quadrados recebeu o trabalho de preparação e melhorias para o trabalho dos artistas.

“Ficou muito bacana, essa arte urbana não era valorizada”, comentou a ciclista Janaína Ferrari Zambotto ao passar pelo local. Do outro lado da avenida, as sombras das árvores no muro de um clube faziam um desenho de contraponto ao trabalho dos artistas.

Representando a Câmara Municipal no evento, o vereador Zé Dias comentou que anteriormente surgiram na cidade projetos voltados para a arte urbana mas não eram valorizadas. E o próprio André (que assina com o nome artístico de Estranho) lembrou que o projeto da galeria vinha buscando parcerias há vários anos.

A nova atração cultural da cidade pode ser vista a qualquer hora pelos moradores e está localizada na avenida Nove de Julho, entre as ruas Eduardo Tomanik e São Lázaro, ao lado das encostas arborizadas dessa área no sentido Centro-Hortolândia. Ao lado de cada painel existe uma placa com o nome do artista e seu perfil em redes sociais e em redes de fotografias.

Usuários da avenida aprovaram a nova atração

Morada do CEU
Os músicos presentes ao evento também estarão presentes nesta segunda-feira (8), a partir das 19h, no evento do bairro Morada das Vinhas chamado “Morada do CEU” que faz parte dos preparativos para o novo espaço cultural chamado CEU das Artes, em construção no vizinho Vista Alegre, ambos na zona norte. Veja mais em https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/sarau-leva-cultura-ao-morada-das-vinhas-nesta-segunda-8/

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/06/ato-abre-a-inedita-galeria-de-arte-na-nove-de-julho/
Leia mais sobre