Uma viagem pela cultura dentro do Clube 28 de Setembro

Publicada em 07/09/2014 às 13:08

Uma tarde regada à poesia e música. Escritores, poetas, músicos e apreciadores destas artes se reuniram sábado (6), no tradicional Sarau Lítero Musical do Clube 28 de Setembro, em Jundiaí. Na quinta edição, o evento cultural é realizado anualmente em setembro, e faz parte das comemorações de aniversário dos 119 anos do Clube 28.

Neste ano, o clube conta com a parceria da Secretaria de Cultura nas festividades – que prosseguem dia 27, com a realização do ‘Samba na Praça’. A iniciativa também faz parte do Programa de Metas elaborado pelo prefeito Pedro Bigardi, que determina a disseminação da cultura por todo o município, nas mais diferentes formas de manifestação.

LEIA TAMBÉM
Ato abre a inédita galeria de arte na Nove
Covers do Raul Seixas e Legião agitam Sexta no Centro no dia 12

Sarau reuniu escritores, poetas e apreciadores

Para o secretário Tércio Marinho, “valorizar e respeitar a história e o patrimônio imaterial que o Clube 28 representa é compromisso do Governo Pedro Bigardi. Este sarau é marcante, pois são poucas as oportunidades para falar e pensar literatura e poesia. Neste sentido, o Clube 28 contribui com estas expressões artísticas, valoriza os escritores e poetas e promove esta troca entre os participantes”.

Uma das entusiastas do sarau do Clube 28 é a escritora Júlia Heimann, que participa desde a primeira edição. “Eu era presidente da comissão de literatura e tinha a intenção de fazer um sarau literário. Encontrei espaço no Clube 28, que também tinha esta intenção. Desde então, realizamos o evento que a cada ano mais atrai mais pessoas.”

Positivo
Outro incentivador do sarau é o jornalista e escritor Oswaldo Faustino. “O objetivo inicial era destacar a poesia afro-brasileira, mas diante da resposta e produção dos escritores da cidade, houve esta junção que foi muito positiva. Nossa proposta é envolver cada vez mais a juventude no sarau”, disse.

O diretor de Cultura e artista Eufraudísio Modesto, contou seus ‘causos’ inspirados na literatura de cordel. “A participação do Eufra como artista de uma linguagem que não é do cotidiano mostra como o cordel é nossa cara, mesmo não sendo nordestinos”, comentou Oswaldo.

Para o diretor cultural do Clube 28, Luiz Carlos Profeta, o sarau dá vazão à produção cultural, que é forte na associação. “O Clube 28 é um polo cultural, são muitas as atividades realizadas mensalmente como cursos de dança e capoeira, além do sarau, que já se tornou uma tradição no mês de aniversário do clube.”

Secretário Tércio Marinho e o diretor Eufra no sarau

O ouvidor do município, Eginaldo Marcos Honório, é integrante da diretoria do Clube 28 e torce para que a tradição do sarau seja mantida.

Samba na Praça
Dando continuidade às comemorações de aniversário do Clube 28 de Setembro, será realizado dia 27 de setembro (sábado), na Praça da Bandeira, o encontro ‘Samba na Praça’, com o apoio da Secretaria de Cultura e do Ministério da Cultura.

O encontro é uma roda de samba composta por artistas da cidade e, entre uma música e outra, a história do samba paulista e curiosidades, como a época em que o compositor Adoniram Barbosa morou em Jundiaí, são contadas pelos cantores.

Viviane Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/07/uma-viagem-pela-cultura-dentro-do-clube-28-de-setembro/
Leia mais sobre