Prefeitura entrega mais de 5,5 mil livros para Emebs
Publicada em 12/09/2014 às 17:34A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria Educação, anunciou nesta sexta-feira (12) a entrega de 5.546 livros para escolas municipais que atendem alunos da Educação Infantil 2 (3, 4 e 5 anos) . O acervo vai beneficiar mais de 12,7 mil alunos. Essa é mais uma iniciativa do governo Pedro Bigardi em prol da melhoria da qualidade da educação em Jundiaí.
Durante o “Evento Literário da Educação Infantil”, realizado na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, professores e coordenadores da rede municipal puderam conhecer alguns dos títulos que serão enviados para as Emebs. Ao todo, 47 unidades receberão, cada uma, 118 livros de histórias infantis de variados autores. O acervo também conta com obras para a formação da equipe escolar.
LEIA TAMBÉM
Biblioteca tem palestra sobre depressão neste sábado (13)
Biblioteca vai receber autor da série Vaga-lume na sexta (19)
“A aquisição de um volume grande de livros e de boa qualidade é uma iniciativa inédita na rede municipal de Educação e mais uma etapa do Programa Jundiaí faz Leitura, lançado no início deste ano, com o objetivo de envolver não só o aluno, mas a comunidade, estimulando o gosto pela leitura e ajudando a formar leitores fluentes e críticos”, explicou o secretário e vice-prefeito, Durval Orlato.
Novos conhecimentos
De acordo com a diretora de Educação Infantil 2, Isabel Cristina da Costa, todos os títulos foram escolhidos por especialistas e ajudarão a ampliar o universo de conhecimento dos alunos. “São livros que as crianças, principalmente, poderão manusear, conhecer a história e se encantar. Se já estão acontecendo trabalhos bacanas nas nossas escolas voltados para a leitura, agora eles ficarão ainda melhores.”
Palestra
O evento também contou com uma palestra ministrada pela pedagoga e formadora do Instituto Avisa Lá, Edi Fonseca, que teve como tema “A importância do acervo de boa qualidade ao alcance dos leitores da comunidade escolar”. A atividade foi fechada com uma contação de história realizada pela atriz, pedagoga e contadora de história, Cláudia Antunes (Kika Antunes).
Índices
Neste ano, a Prefeitura de Jundiaí, dentro do compromisso de valorização dos profissionais e oferta de ensino de melhor qualidade aos alunos da rede municipal, investiu em capacitações, melhorou a merenda escolar, adquiriu livros e brinquedos para as unidades escolares e, pela primeira vez, entregou kits completos de uniforme para todos os alunos da Pré-Escola ao Ensino Fundamental.
Os resultados dos investimentos na área já apareceram no resultado do Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação (MEC). Em 2013, o município alcançou nota 6,7 referente aos anos iniciais (5º ano) do Ensino Fundamental. O resultado foi superior ao obtido em 2011, quando a cidade alcançou 6,3. A média de Jundiaí foi maior do que a do país, que teve nota 4,9.
Nos anos finais (9º ano), a nota obtida por Jundiaí em 2013 foi 4,7, também superior aos 4,3 de 2011. No caso de Brasil, o índice foi 4.
Roberta de Sá
Fotos: Fotógrafos PJ
-
23/11/2024
Jundiaí celebra a literatura e premia 20 escritores em concurso
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes