Oficina no Fundo Social ensina sobre profissão de drag queen

Publicada em 13/09/2014 às 16:02

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) recebeu um evento diferente na noite de sexta-feira (12). O projeto “Montagem: Nasce uma Drag Queen”, que faz parte da 1ª Semana da Diversidade Sexual de Jundiaí, reuniu cerca de 50 pessoas e mostrou de forma descontraída o potencial desse mercado.

Dindry e Ivo Brasil: dicas sobre o mercado de trabalho

Dindry e Ivo Brasil: dicas sobre o mercado de trabalho


Um dos gestores do projeto, Ivo Brasil falou um pouco sobre o mercado de trabalho para drag queen e deu algumas dicas para os interessados em seguir essa profissão. “O primeiro passo é conhecer o mercado em que você quer se inserir. A cidade de São Paulo, por exemplo, realiza 90 mil eventos por ano, sem contar as festas de aniversário, os casamentos e outros”, disse.

A drag Dindry Buck, também gestora do projeto, explicou sobre o potencial desse mercado e a importância de se adotar uma postura séria e profissional. “Apesar de a gente trabalhar com um lado lúdico, descontraído, é preciso ter profissionalismo”, destacou.

Segundo Ivo Brasil, o projeto foi aprovado pela Secretaria de Cultura do Estado e contemplado pelo Proac-LGBT. “Vamos levá-lo para sete cidades do Estado, e Jundiaí é uma delas. Nosso objetivo é capacitar as drags para que elas possam se inserir no mercado de trabalho. O mercado está aberto, receptivo para esses profissionais.”

Depois da parte teórica, os participantes assistiram a uma aula prática de maquiagem e “montagem”. Encerrando o evento, foi escolhida a melhor caracterização. Cauãna Kazy foi eleita a Miss Drag Diversidade, que será coroada neste domingo (14), durante a 9ª Parada LGBT de Jundiaí e Região.

Participantes em aula prática de maquiagem

Participantes em aula prática de maquiagem

A primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, participou da oficina e reiterou que o Fundo Social é um espaço aberto para todos os públicos. “A gente atende todos que nos procuram. E esse tipo de evento é importante para ajudar a combater o preconceito.”

A coordenadora de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (Cepppir), Valéria Fonseca, também participou do evento e destacou a importância das informações passadas pelos palestrantes. “Esse tipo de conversa, de informação, abre a mente das pessoas.”

O evento faz parte da 1ª Semana da Diversidade Sexual de Jundiaí e Região, promovida pela Comissão Organizadora da Parada do Orgulho LGBT de Jundiaí e Região, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Cepppir e das secretarias de Cultura e de Comunicação Social.

A programação termina neste domingo (14), com a 9ª Parada LGBT de Jundiaí e Região. O ponto de encontro é a avenida dos Ferroviários, em frente ao Sororoca, a partir das 13h.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/13/semana-da-diversidade-oficina-ensina-sobre-profissao-de-drag-queen/