Próximo mutirão de castração será no Novo Horizonte
Publicada em 14/09/2014 às 17:50A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) está realizando neste fim de semana um novo mutirão de castração de cães e gatos no Jardim Santa Gertrudes. O atendimento está sendo feito apenas para os moradores do bairro que fizeram o cadastro prévio. A meta é atender 400 animais neste sábado (13) e domingo (14). O próximo mutirão será em outubro, no bairro do Varjão.
LEIA TAMBÉM
Alerta de preguiças abre plano de atenção aos animais na Serra
A proteção aos animais faz parte do Programa de Metas da Prefeitura, criado no ano passado pelo prefeito Pedro Bigardi. “Até agora já fizemos 1.500 atendimentos em mutirões. Até o fim do ano vamos chegar a 2.400”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara, durante visita ao mutirão neste sábado, na Emeb Profa. Mercedes Basile Bonito.
Durante a castração, a Cobema também faz a microchipagem dos animais, o que possibilita a identificação do dono, inibindo o número de abandonos. O principal objetivo da castração é o controle populacional de cães e gatos, além de inibir doenças e fugas do animal.
Nos mutirões a equipe da Cobema também faz um trabalho de educação e orientações para os donos de animais. “Destacamos temas como guarda responsável, a importância da castração e da vacinação, e o pós-operatório. Só a educação vai ajudar a resolver o problema dos animais abandonados”, destaca a responsável pela Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira.
Além dos mutirões espalhados pela cidade, existe o trabalho permanente da Coordenadoria. “O dono do animal pode fazer uma solicitação pelo telefone 156 e com o número do protocolo entrar em contato para que a equipe vá até o bairro castrar”, orienta Alessandra.
Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman
-
19/06/2024
COMDEMA convoca entidades interessadas em compor Conselho pela sociedade civil
-
15/03/2024
DEBEA incentiva adoção de PETs com deficiência
-
03/12/2023
Prefeitura vai plantar mais de 6 mil árvores nas margens do Rio Jundiaí
-
17/10/2023
Jundiaí segue com orientações para prevenir a febre maculosa