Próximo mutirão de castração será no Novo Horizonte

Publicada em 14/09/2014 às 17:50

A Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobema) está realizando neste fim de semana um novo mutirão de castração de cães e gatos no Jardim Santa Gertrudes. O atendimento está sendo feito apenas para os moradores do bairro que fizeram o cadastro prévio. A meta é atender 400 animais neste sábado (13) e domingo (14). O próximo mutirão será em outubro, no bairro do Varjão.

LEIA TAMBÉM
Alerta de preguiças abre plano de atenção aos animais na Serra

Mutirão vai atender 400 animais neste fim de semana

Mutirão vai atender 400 animais neste fim de semana

A proteção aos animais faz parte do Programa de Metas da Prefeitura, criado no ano passado pelo prefeito Pedro Bigardi. “Até agora já fizemos 1.500 atendimentos em mutirões. Até o fim do ano vamos chegar a 2.400”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara, durante visita ao mutirão neste sábado, na Emeb Profa. Mercedes Basile Bonito.

Durante a castração, a Cobema também faz a microchipagem dos animais, o que possibilita a identificação do dono, inibindo o número de abandonos. O principal objetivo da castração é o controle populacional de cães e gatos, além de inibir doenças e fugas do animal.

Nos mutirões a equipe da Cobema também faz um trabalho de educação e orientações para os donos de animais. “Destacamos temas como guarda responsável, a importância da castração e da vacinação, e o pós-operatório. Só a educação vai ajudar a resolver o problema dos animais abandonados”, destaca a responsável pela Cobema, Alessandra Benedetti Ferreira.

Além dos mutirões espalhados pela cidade, existe o trabalho permanente da Coordenadoria. “O dono do animal pode fazer uma solicitação pelo telefone 156 e com o número do protocolo entrar em contato para que a equipe vá até o bairro castrar”, orienta Alessandra.

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/14/proximo-mutirao-de-castracao-de-animais-sera-no-varjao/