Artesãos de Jundiaí visitam Revelando São Paulo

Publicada em 15/09/2014 às 18:12

A Prefeitura de Jundiaí promoveu nesta segunda-feira (15) a visita de uma delegação de artesãos no 18º Festival da Cultura Paulista Tradicional (Revelando São Paulo), que ocorre até 21 de setembro no Parque do Trote, em São Paulo. Além de participantes do programa Jundiaí Feito à Mão, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, também podiam ser encontrados outros representantes da cidade como a Adega Castanho.

“É muito importante esse intercâmbio porque buscamos que nossos artistas entendam que nossa meta é mostrar que artesanato é muito diferente de trabalho manual. A busca da identidade cultural é uma referência nesse evento”, explicou a diretora de Turismo, Marcela Moro.

LEIA TAMBÉM
‘Jundiaí Feito à Mão’ acelera atrações em eventos
Rock e gastronomia atraem 3 mil pessoas ao Centro

A delegação de Jundiaí no evento estadual de cultura

A delegação de Jundiaí no evento estadual de cultura

O conceito pôde ser comprovado na prática. Entre outros exemplos podiam ser vistas as rabecas feitas de caxeta usadas nos fandangos em Iguape, os jogos de mesa feitos com a planta formium de Pedra Bela, os bonecos gigantes de Caraguatatuba, os brinquedos de madeira vindos de Américo Brasiliense e muitas outras curiosidades.

Para o artesão Flávio Leone, o evento é muito importante porque reúne maravilhas pouco conhecidas de todo o Estado de São Paulo, incluindo as fanfarras e o cancioneiro das apresentações paralelas. E o produtor de vinho e suco de uva Eduardo Duarte lembrou que Jundiaí deve valorizar cada vez mais sua cultura. “Participo desde o começo do Revelando, há 18 anos”, explicou.

Contatos
Entre surpresas como a descoberta de que Sororoca (que dá nome a um centro esportivo com pista de skate na cidade) é também o nome de um peixe que fazia parte dos pratos oferecidos pelo estande de Ubatuba, a visita rendeu muitas trocas de técnicas e contatos entre produtores.

“Existe uma redescoberta do tradicional em um mundo mais globalizado e feito por máquinas. Estamos vendo isso com a volta da Festa da Uva, que a população de Jundiaí apontava como demanda e que tem recebido de braços abertos”, acrescentou Marcela, lembrando que os preparativos para o evento no início de 2015 já estão a pleno vapor.

Essa linha de trabalho, estimulada pelo prefeito Pedro Bigardi em seu Programa de Metas de governo, visa principalmente à valorização da cultura local em seus diversos aspectos. Como exemplos, a programação de artistas na própria Festa da Uva e a realização de eventos como a Sexta no Centro (em parceria da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo) são alguns casos.

De bonecos gigantes até a culinária caipira fazem parte do evento

De bonecos gigantes até a culinária caipira fazem parte do evento

O evento
Entre máquinas de tear, café no bule em cima do fogão de lenha ou esculturas em madeira de diversos tamanhos, o 18º Festival da Cultura Paulista Tradicional segue com uma boa referência.

O organizador do evento, Toninho Macedo, lembra que o mundo é construído a partir de laços afetivos, que tornam as pessoas e as situações preciosas e portadoras de valor. “Nenhuma máquina e nenhum computador pode fazer isso. Eles não estendem o braço e nos tocam carinhosamente, nem choram com nossos infortúnios”, comenta em texto da mostra.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/09/15/artesaos-de-jundiai-visita-revelando-sao-paulo/